O curso de Tecnologia em Design de Moda do Centro Universitário Franciscano foi criado em 2014 e na noite da última sexta-feira (26), no Hall do Prédio 15 do Conjunto III, apresentou o resultado de dois anos e meio de curso para 400 pessoas. O desfile, chamado LAB512, reuniu familiares dos formandos, convidados e homenageou o estilista Rui Spohr, um dos mais conceituados estilistas gaúchos, e contou, também, com a presença da modelo internacional Martha Streck, natural de Júlio de Castilhos.
“O nome escolhido foi uma homenagem à sala 512, onde se localiza o Laboratório de Modelagem e Costura”, explica o formando Alisson Lucero Fernandez, de 28 anos. Foram meses de produção para chegar ao resultado final, tanto no que diz respeito às coleções quanto à produção do desfile em si. Com quase 30 voluntários, foram apresentadas diversas coleções produzidas pelos alunos, que iam de grafismos indígenas a coleção infantil sem gênero, passando pelo cyberpunk e acessórios inspirados na Basílica da Medianeira. Concomitante ao desfile foi apresentada uma mostra multimídia com trabalhos da disciplina de Produção em Moda.
O coração batia forte. Todos estavam esperando um grande acontecimento e os objetivos foram alcançados. Coordenado pelas professoras Morgana Machado e pela também coordenadora do curso Maria da Graça Lisboa, o LAB 512 foi mais do que um desfile conceitual com peças de vestuário e acessórios: todos os participantes deixaram uma marca única por fazerem a formatura da primeira turma de um curso em forma de desfile.