Refletir a relevância da mulher na formação social do Rio Grande do Sul e para o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Esta é a proposta do Seminário Regional de Prendas, realizado pelas Prendas da 13ª Região Tradicionalista (RT) e que ocorre a partir das 09h do dia 12 de março, no Departamento Tradicionalista Cultural Estudantil (DTCE) Marcas do Pampa.
Neste mês de março, a 13ªRT completa 50 anos de história e o seminário tem em sua programação mesas temáticas abordando os seguintes assuntos: a contribuição da mulher na formação social do Rio Grande do Sul; a inserção e evolução da participação feminina no tradicionalismo organizado, e o Empoderamento da mulher gaúcha: avanços e retrocessos.
Também será entregue, pela primeira vez, o troféu Brinco de Princesa, projeto idealizado pelas promotoras do evento e que será concedido às mulheres que se destacaram ao desenvolver projetos sociais e atividades culturais que acabaram por inspirarem a participação feminina em todos os níveis do MTG e da sociedade em que estamos inseridos.