Além de ser uma das leituras obrigatórias do Vestibular de Verão da Unifra, “Contos Definitivos” também é um compilado dos doze principais contos de Machado de Assis: A cartomante; Pai contra mãe; Um homem célebre; Missa do galo; Uns braços; Noite de almirante; Cantiga de esponsais; O espelho; Conto de escola; O caso da vara; O alienista e Teoria do Medalhão.
Segundo a professora Sabrine Menezes, do Instituto Federal Farroupilha (IFF – Campus São Vicente do Sul), as obras do escritor representam o público burguês de modo tão realista que acabam por provocar, entre os leitores, mais identificação que constrangimento. De fato, o uso de recursos como o tempo psicológico, através do qual a linha temporal da narrativa pode aumentar ou diminuir de acordo com o estado de espírito do personagem, a reflexão sobre a mesquinhez humana e a visão pessimista assumida diante do mundo e da humanidade são características marcantes nos livros de Machado.
A professora ainda destaca os temas mais abordados pelo autor:
- Adultério
- Sociedade parasitária (relacionada, principalmente, à escravidão)
- Razão x loucura
- Egoísmo, vaidade, interesse e hipocrisia
- Ambiguidade feminina
- Análise psicológica, pessimismo e ironia
- Análise dos valores sociais – muito ligados a vida das pessoas que habitavam o Rio de Janeiro no século XIX
Com relação aos contos presentes em “Contos Definitivos”, destaca-se a temática de crítica social e denúncia as crueldades cometidas durante o período da escravidão no Brasil, presentes na narrativa de “Pai contra mãe”. Cândido Neves é o protagonista da história e sua profissão é caçar os escravos que fugiam das fazendas e aplicar-lhes as penas devidas. Este apaixona-se por Clara e o romance não é bem visto aos olhos de Mônica, a tia da jovem. O conto foi adaptado ao cinema pelo cineasta Sérgio Bianchi, ganhando o título “Quanto vale ou é por quilo?”, que se vale da temática para fazer uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social.
“A cartomante” revela o adultério de Rita, casada com Vilela e que acaba por se envolver com Camilo, um dos amigos de infância do marido. A figura da cartomante é apresentada como charlatã e de maneira sinistra mente e engana os personagens, levando-os a um destino trágico. Sabrine destaca a caracterização de Rita como infiel, mentirosa, que engana o marido e faz oposição ao idealismo romântico, na qual a mulher era vista como angelical, sem defeitos, pura e fiel.
O Laproa produziu uma versão em vídeo sobre o livro. Confira!