Santa Maria recebe, pela segunda vez, a ARCO Chamber Orchestra, da Universidade da Geórgia (EUA). O concerto será no próximo dia 30 de maio, às 20h, no Theatro Treze de Maio, com regência do diretor e maestro russo, Levon Ambartsumian.
A exemplo de 2015, o concerto em Santa Maria integra a turnê da ARCO pelo Rio Grande do Sul, que inclui ainda apresentações em Bento Gonçalves, Ijuí e Porto Alegre. O programa é composto por obras de Bach, Mozart e Tchaikovsky.
Os ingressos estão à venda na bilheteria do Theatro e custam R$ 30,00 (antecipadamente) e R$ 40,00 (no dia do concerto).
A Orquestra da Universidade da Geórgia é formada por vinte (20) músicos de diferentes países e inclui sete (7) brasileiros, entre eles o violista Rogério Nunes, que se apresentou na cidade no último dia 2 de maio, como solista no Concerto de Abertura da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica de Santa Maria.
Turnê
A agenda de concertos da turnê da ARCO Chamber Orchestra pelo RS é a seguinte:
– 25/05, às 20h, Anfiteatro Ivo Da Rold – Fundação Casa das Artes, Bento Gonçalves;
– 28/05, às 19h30min, no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum, na Unijuí, em Ijuí;
– 30/05, às 20h, no Teatro Treze de Maio, em Santa Maria;
– 31/05, às 21h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.
Programa do Concerto:
O programa das apresentações da segunda turnê brasileira da ARCO inclui:
– Sonata para Violino em Mi menor BWV 1023, de J. S. Bach, com orquestração de O. Respighi, solista Levon Ambartsumian, obra provavelmente inédita no RS, nesta versão.
– Sinfonia Concertante para Violino e Viola em Mi-b Maior, K.364, de W. A. Mozart, solistas Shakhida Azimkhodjaeva e Rogério Nunes, em transcrição para orquestra de cordas, também inédita, feita especialmente para a ARCO pela compositora russa Anna Navetnaya.
– Serenata para cordas em Dó Maior, Op.48, de P. I. Tchaikovsky.
Sobre a ARCO
A orquestra de câmara pertence à Escola de Música da Universidade da Geórgia (EUA), tem 22 anos de existência e já se apresentou em diversos lugares pelo mundo. Foi fundada em 1989 por Levon Ambartsumian, no Conservatório Tchaikovsky de Moscou, e quase imediatamente as performances da ARCO foram reconhecidas em toda a Europa, chamando a atenção da crítica especializada e do público.
Em 1995, Levon Ambartsumian assumiu o cargo de professor de Violino na Escola de Música da Universidade da Geórgia, mantendo-se como diretor artístico e regente da ARCO. A base da orquestra mudou para os EUA, onde o grupo tem a missão de mostrar uma mistura internacional de músicos provenientes de diferentes países.
A orquestra tem um repertório que inclui música russa e contemporânea, obras de compositores de todos os períodos da música, bem como estreias mundiais de obras de compositores atuais. O grupo lançou diversos CDs e fez gravações para transmissão no rádio e na televisão.
O quê: Concerto da ARCO Chamber Orchestra
Quando: 30.maio.2017
Horário: 20h
Onde: Theatro Treze de Maio
Ingressos: à venda no Theatro (30 reais antecipado)
Por Áurea Evelise Fonseca, jornalista