Uma nova edição do projeto que tem como foco pessoas em situação de endividamento e que tenham interesse em negociar as dívidas foi lançada pelo curso de Direito do Centro Universitário Franciscano. A primeira reunião do Projeto de Prevenção e Tratamento do Superindividamento ocorre em 4 de abril, às 14h30min, no prédio 8 da Unifra (Av. Rio Branco, 639, sala 301). A proposta é vinculada à supervisão de estágio em Direito do Consumidor, coordenado pelo professor Vitor Hugo do Amaral Ferreira, e está na 9ª edição. Os interessados em participar devem ir no dia da primeira reunião. Não há limite de vagas.
No encontro de acolhimento, será apresentada a proposta do projeto e haverá entrevista individual com os consumidores a fim de entender quem são os credores e o montante da renda, por exemplo. Em 2 de maio, serão marcadas audiências de conciliação entre consumidores e credores com a ideia de ter acordo, recompor o crédito e reorganizar a situação financeira. No ano de 2016, 168 pessoas foram atendidas e encaminhadas para audiências que resultaram na negociação dos débitos.
Conforme o professor Vitor Hugo, os consumidores também serão incentivados a participar de ações que envolvem acadêmicos dos cursos de Psicologia, Serviço Social e Ciências Econômicas. A intenção é que, a partir de um trabalho de educação financeira, não voltem a acontecer situações de superendividamento.
As próximas reuniões ocorrerão em 4 de maio e 13 de junho. Informações: (55) 3217 1286.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Unifra