Após passar por Bagé e Santana do Livramento, na tarde de ontem, 20, o ex-presidente Lula esteve em Santa Maria. A comitiva da Caravana Lula Pelo Brasil começou a agenda visitando a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde se reuniu, às 14 horas com reitores e dirigentes de universidades e institutos federais. Durante a visita na UFSM, manifestantes fizeram protesto contra o presidente.
Por volta das 17h, militantes começaram a se reunir na área verde em frente a EMEI Sinos de Belém, no Bairro Nova Santa Marta, onde a Caravana faria a sua segunda parada na cidade. Antes da chegada do líder petista, em meio a gritos de “Lula, guerreiro do povo brasileiro”, diversos representantes de movimentos sociais de Santa Maria manifestaram o seu apoio, em uma festa comandada pela presidente do PT santa-mariense, Helen Cabral.
Às 19:30, o ex-presidente chegou ao bairro Nova Santa Marta, escoltado por militantes do Movimento Sem Terra (MST) e policiais. Junto a Lula, estavam a ex-presidenta Dilma Rousseff, o ex-governador do Rio Grande do Sul , Olívio Dutra, o pré-candidato ao governo gaúcho, Miguel Rossetto, a presidente nacional do Partido do Trabalhadores (PT) e também senadora, Gleisi Hoffmann, os deputados federais Paulo Pimenta, Marco Maia e Maria do Rosário e lideranças de Santa Maria.
Em discurso, o ex-presidente reforçou sua vontade de voltar a concorrer à presidência em 2018 e fez duras críticas ao atual cenário político. Também reforçou os projetos desenvolvidos durante sua permanência como Presidente e fez referência a sua companheira, Marisa Letícia, já falecida.
Dilma Rousseff e Olívio Dutra também discursaram pedindo a volta do ex-presidente Lula.
Segundo a organização, cerca de 7.500 apoiadores de Lula se reuniram para o ato político.