Em uma disputa acirrada, o ex-prefeito de Pelotas Eduardo Leite (PSDB) foi eleito governador do Rio Grande do Sul. O candidato foi eleito neste domingo dia 28 de outubro para comandar o Estado para os próximos quatro anos, superando o atual mandatário José Ivo Sartori (MDB). Com a vitória, o PSDB retoma o poder do Estado após 12 anos, e o Rio Grande do Sul mantém a tradição de não reeleger seu governante.
Com 100% das urnas apuradas, Eduardo Leite obteve 53,62% (3.128.317 votos) válidos contra 46,38% (2.705.601 votos) de José Ivo Sartori.
Em Santa Maria, assim que foi confirmada matematicamente a vitória do tucano, às 19h, seus eleitores começaram a festa em frente ao comitê do PSDB na Avenida Rio Branco. A rua ficou tomada por eleitores, que agitavam bandeiras e motoristas que buzinavam. A mesma empolgação se repetiu na Avenida Presidente Vargas, com carreata, buzinas e muita festa de pessoas que votaram em Leite.
Produzido para as disciplinas de Jornalismo I e Jornalismo Digital I sob a supervisão dos professores Sione Gomes e Maurício Dias