O mês de setembro será cheio de cores na sala Angelita Stefani, na Universidade Franciscana. No dia 4 de setembro, foi inaugurada a exposição do artista plástico Luciano dos Santos, com 600 peças confeccionadas à mão, intitulada com o nome de ”Travessia: pontes”. O conjunto das obras apresentadas auxilia na construção de uma identidade da arte religiosa, preservando a diversidade cultural e a singularidade de cada peça artística, única, poética e rica em significados.
O artista contou que sempre trabalhou com questões devotas, e na confecção da mostra, mesclou um figurino alegre, contemplando um bloco de carnaval, fazendo uma referência ao momento caótico que a política do nosso país vive. Ao mesmo tempo que descrevem características que lembram o carnaval, a construção da exposição tem o significado da travessia: se o visitante olhar de um ângulo tem uma procissão, de outro, um desfile de carnaval, fazendo um embricamento.
— Toda a mostra é um trabalho só, olhando literalmente as peças, será que é um desfile de carnaval? E sendo assim, será que é um carro alegórico? Se for uma procissão, será que é um andor? É um elemento no meio dessa confusão, dessa ”chacrinha” visual que tem aqui, englobando a estética — explica Luciano, curador da mostra. Foram usados materiais simples e baratos, mas explorados ao máximo a ponto de render novas possibilidades visuais.
”Tomado de coragem por romper os suportes tradicionais aos quais sempre instauro o trabalho, empreendi uma ação performática onde, partia em “travessia” num mar de gente e ali já me punha em dúvida…se eu ia …se eu vinha …o certo era o ato da travessia”, Luciano dos Santos.
SERVIÇO:
O QUE? Exposição “Travessia: Pontes”, Individual de Luciano Santos.
ONDE? Sala de Exposições Angelita Stefani / UFN – Conjunto III, Silva Jardim 1175, térreo prédio 14
QUANDO? De 04 a 25 de setembro de 2018. Abertura 04 de setembro às 17:30h.
Visitação de segunda a sexta das 14h às 18h; terças e quintas das 9h às 12h.