Cerca de 40 professores e estudantes de diversos cursos da UFN realizaram uma viagem de estudos a Paris entre os dias 17 e 23 de outubro. A maior parte do grupo era formada por acadêmicos e docentes vinculados ao curso de Design de Moda. Professores dos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo, História e do MEHL também participaram da viagem.
Na capital da França, um dos momentos mais interessantes foi uma visita guiada ao Museu Yves Saint Laurent, localizado no prédio onde funcionava o atelier de um dos mais importantes costureiros do século 20. O estilista decidiu em 1964 assegurar a conservação de suas criações. Esta consciência patrimonial de Yves Saint Laurent (1936-2008) proporcionou um acervo de milhares de modelos e toda a documentação relativa à criação, algo sem equivalente no mundo da moda.
A visita teve tradução simultânea do professor Bebeto Badke, do curso de Jornalismo, e permitiu que alunos e professores penetrassem no universo de Saint Laurent, tendo como pontos altos a visita ao atelier de criação do artista, com móveis, objetos e livros que ele utilizava para suas pesquisas. Outro destaque foi a coleção original de modelos criada a partir da obra do pintor abstrato Piet Mondrian (1874-1944).
A coordenadora do curso de Design de Moda, Salette Marchi acredita que a viagem foi muito importante para o desenvolvimento emocional, intelectual e técnico de alunos e professores: “vivenciamos o que tem de melhor no campo da Moda, Design, Arquitetura e Arte, estimulamos nossos cinco sentidos visão, audição, tato, paladar, olfato, aqui incluso um sexto sentido que é o sinergético, quando todos os sentidos são estimulados e a experiência acessa uma emoção que com certeza futuramente vai nos ajudar na criação e desenvolvimento de coleções.” Salette também destaca que participar de viagens aprimora o conhecimento sobre outros lugares que estimulam a criatividade, autonomia, o pensamento flexível e original, gerando um grande aprendizado para a vida, pois os alunos puderam ver na prática aquilo que está na teoria.
Outra visita inesquecível foi a exposição A Noite Estrelada, uma imersão na obra de Vincent Van Gogh(1853-1890. É uma fusão de arte, música e tecnologia que permite reunir algumas obras do pintor pós-impressionista em projeções embaladas por trechos de sinfonias, jazz e música pop, evocando o imaginário e a criatividade imensurável do artista holandês.
A estudante de Moda e designer de produto, Paula Dariva, ficou emocionada com a exposição das obras de Van Gogh que eram projetadas de maneira a interagir com o público: “Isto fez com que nos tornássemos parte da obra do artista, a música e o movimento das telas nos causavam sensações que só vivenciado aquela mostra para entender na sua totalidade.”
O grupo também fez visitas as museus do Louvre,d´Orsay, de Artes Decorativas e ao Palácio de Versalhes além de pontos turísticos consagrados da Cidade Luz como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo e a avenida dos Champs-Elysées. O Curso de Design de Moda pretende fazer outras viagens para o aprimoramento de alunos e professores. Também participaram do grupo os docentes Alisson Fernandes, Rubiana Sandri, Caroline Brum, Rose Corrêa, Lia Viero e Elsbeth Becker.
Texto: jornalista Bebeto Badke (MTb 5498)
Fotos: Salette Marchi e Bebeto Badke