O Morro Cerrito está coberto de cores, luzes e muita criatividade desde as 8h30 desta sexta-feira. O dia cinzento é só um detalhe para uma turma cheia de energia, formada por 66 estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Universidade Franciscana e dos Cursos de Comunicação Social da Universidade Federal de Santa Maria. Eles participam do II Comunica Roots.
O evento é uma gincana que tem como objetivo incentivar a criatividade e estimular o espírito de grupo de uma agência de comunicação integrada. As equipes devem ser mistas, com alunos de todos os cursos. Após a apresentação do cliente e de suas necessidades de comunicação (briefing), os participantes têm a missão de produzir peças de comunicação para essa empresa. O cliente deste ano é a Yonder Education. As categorias da gincana são “Melhor diretor de arte”, “Melhor atendimento”, “Melhor redator”, “Ideia mais criativa”, “Melhor planejamento de comunicação” e “Melhor conteúdo digital”. A premiação para este ano inclui três bolsas de estudo para o exterior, em Miami (Estados Unidos), Toronto (Canadá) e Gold Coast (Austrália).
O “Roots” do nome da gincana faz alusão a “raiz”. A “comunicação raiz” se dá porque os estudantes não podem ter acesso a internet ou a qualquer outra fonte de pesquisa além de uma conversa com o cliente no início dos trabalhos. As peças devem ser apresentadas após às 19h para um grupo de jurados formado por dois profissionais de comunicação externos aos cursos envolvidos e por um representante da Yonder. Este ano, o Curso de Design de Moda da UFN participou oferecendo uma oficina de stencil, uma técnica de pintura, que foi aplicada às camisetas das equipes.
Como a atenção da equipe da UFN está concentrada no Cerrito, as aulas presenciais dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda não ocorrem hoje na Instituição.