O Grupo de Teatro Todos ao Palco, nascido de um Projeto de Extensão da Universidade Franciscana e formado por um elenco de egressos, alunos e membros da comunidade, fez a sua primeira apresentação idealizada para as festividades natalinas, no último domingo, 8. A intervenção cênica ocorreu no Mercado da Vila Belga, às 18h, com entrada gratuita, e reuniu diversos espectadores.
Segundo o coordenador do projeto, Bebeto Badke, a apresentação fala sobre o direito de todos poderem comemorar o natal, como as pessoas em situação de rua, por exemplo. “É o momento da união, das pessoas se reencontrarem. A ideia é exatamente essa, por isso é uma intervenção curta. Esse espetáculo tem muito a ver com a realidade não só da nossa cidade, como a do Brasil atualmente. As pessoas que moram na rua também tem o direito de ter o seu natal comemorado”, destaca o coordenador.
O espetáculo está previsto para ser apresentado em lugares afastados do centro da cidade como centros comunitários, igrejas e associações de moradores, além dos pátios da UFN. As próximas apresentações serão no dia 11 na Casa de Saúde pela manhã e no dia 13 será no pátio do Conjunto III da UFN, às 20h. Ainda esse mês no dia 20 também terá apresentação, na Rua 24 horas, e no dia 22 na Paróquia Santo Antônio no Patronato, às 19h30. Para 2020, o espetáculo a ser montado é Menina, Feminina e Cientista, que teve o projeto aprovado na Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.
Confira abaixo, as fotos da intervenção cênica: