A Mostra das Profissões da Universidade Franciscana, que iniciou na manhã deste sábado, 14, no Conjunto III da instituição, está promovendo — além de todas as atrações nos estandes, palco, e salas interativas — um simulador de trânsito. O simulador, localizado no hall do Prédio 14, é semelhante ao carro, com todos os comandos que um veículo possui, como câmbio de marchas, freio de mão, cinto de segurança, pedais, etc. É um computador que proporciona os movimentos reais e a segurança de estar realmente dirigindo. O aluno, ao utilizar, pode escolher por diversas situações como chuva, neblina, sol, obstáculos na pista, situações de emergência, e teste de alcoolemia (sensação de estar dirigindo alcoolizado).
Edson Giovane de Souza, instrutor do simulador, afirma que os alunos da autoescola que manuseiam o aparelho, possuem mais chances de se sair bem nas aulas práticas com o veículo. ”A vantagem do simulador é poder errar e recomeçar, para que os mesmos erros não aconteçam no trânsito”, conclui. O uso do Simulador de Trânsito, que antes era obrigatório, hoje é de uso facultativo nas autoescolas, conforme preferência do aluno.
O estudante do ensino médio da EEEM Maria Rocha, Jefferson Araújo, 16 anos, enfatiza que a prática no simulador é ótimo para quem procura uma experiência antes dirigir no trânsito. ”Usei pela primeira vez e achei mais complicado do que pensava, mas com prática e persistência se consegue bons resultados. Eu acredito que seja bom para se ter uma noção antes de dirigir realmente, pois sair na rua sem nenhum conhecimento sobre o carro, dificulta a aprendizagem”, explica o aluno.
O aparelho poderá ser utilizado por todos que visitarem a Mostra, e ficará disponível até às 17h.