O curso de Psicologia da Universidade Franciscana (UFN) apresentou na manhã de hoje,12, uma performance artística alusiva ao dia internacional da mulher. A ideia de intervenções surgiu em uma disciplina optativa ministrada pela professora Monise Gomes Serpa, do curso de psicologia, e que não está mais sendo ofertada. Diante disso, optou-se por continuar com as intervenções no dia 8 de março para, segundo a professora, transformar a data em um dia de reflexões e discussões sobre o tema.
“O que nos (des)encaixa?” é a terceira performance feita pelo curso e pelo Psicoarte, Grupo de Livre Experimentação e Criação Artística da Psicologia, e foi apresentado no hall dos prédios 16 e 17 do conjunto III da instituição. A ação é voltada para mulheres e, como parte dela, o grupo colocou caixas à disposição da comunidade acadêmica para que respondessem “O que você já ouviu, passou, sentiu por ser mulher?” . As respostas foram expostas em um mural no hall do prédio 16, e algumas frases foram lidas durante a performance. Ela permanece no local até amanhã, 13, quando será desmontada.
A performance alerta para o fato das mulheres não estarem sozinhas e divulga o Programa de Atenção Integrada em Psicologia (PAIP) que funciona no 2º andar do prédio 17.
Uma resposta
Excelente matéria.