Na noite de ontem, quarta-feira, 2, o XXIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Franciscana trouxe a debate o tema a “Depressão e Espiritualidade: um diálogo necessário na vida acadêmica#, num painel composto pelas professoras da instituição Fernanda Pires Jaeger, do curso da Psicologia, Cristina Munarski Jobim Hollerbach, do curso de Publicidade e Propaganda, e pelo frei Valdir Pretto.
Contextualizando a depressão no brasil, a professora Fernanda Pires Jaeger ressaltou os sintomas de quem sofre deste mal, sinalizando entre eles, a angústia, a falta de interesse, o sentimento de impotência, a perda ou o ganho de peso. Ela destacou também maneiras de prevenção, evidenciando a importância de buscar ajuda de um profissional.
Na sequência, a professora de publicidade e propaganda Cristina Munarski Jobim Hollerbach introduziu um bate papo sobre religião e a importância da oração na vida de pessoas. “A oração acaba sendo uma ginástica para o cérebro, assim como o estudo”, enfatizou ela, acrescentando que, muitas vezes, a oração acaba trazendo uma sensação de alívio ao sentimento de angústia provocado por este transtorno.
Por fim, o frei Valdir Pretto salientou a importância de não ter vergonha de falar sobre este assunto e conduziu um bate-papo, esclarecendo as dúvidas do público presente. As atividades do XXIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Franciscana seguem até o dia 4 de outubro.
Matéria produzida por Gabriela Flores Neto e Allysson Marafiga, na disciplina de Produção da Notícia do curso de Jornalismo da UFN.