A Universidade Franciscana promoveu nesta terça-feira, 20, o II Seminário Integrado de Aleitamento Materno, que faz parte do ‘Agosto Dourado’. O evento, que teve como objetivo promover, proteger e apoiar a prática do aleitamento por meio da construção de alianças sem conflitos de interesses para fortalecer as políticas e programas de aleitamento materno, ocorreu no Salão de Atos do Prédio 1 do Conjunto I da instituição, e contou com a participação de acadêmicos e profissionais da área de saúde de Santa Maria e da região. A manhã iniciou com a palestra ”Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação hoje e para o futuro!” com a palestrante Cristina Saling Kruel, e foi encerrada com ”Experiências exitosas com os municípios” que teve como palestrante o representante dos Municípios da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.
As palestras da tarde iniciaram com a nutricionista da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Claudia Helena Abreu Nunes, discorrendo sobre ”O papel do Banco de Leite Humano no incentivo ao aleitamento materno: a experiência da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.” A nutricionista trouxe para o público informações sobre o funcionamento da Santa Casa — 3º banco de leite mais antigo do Brasil — com relação ao aleitamento materno e a doação de leite. Claudia abordou a importância da amamentação aos recém nascidos, por ser o melhor alimento que um bebê pode receber nos seis primeiros meses de vida. Foram tratados ainda temas como: duração da amamentação, tipos de aleitamento materno, a importância da doação de leite para recém nascidos em UTI neo natal, e mais algumas informações que podem ser também encontradas no Caderno de Atenção Básica: Saúde da Criança, disponibilizada pelo Ministério da Saúde.
A tarde seguiu com a palestra de Ana Cláudia Vieira, professora do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que falou sobre o seu projeto, produzido em um período de estudos no Canadá, ”Seja Doce Com Os Bebês”, que trata sobre o tratamento com bebês em processos dolorosos como a vacinação. Ana Cláudia falou sobre como surgiu o projeto, em parceria com a Dra. Denise Harrison, da University of Ottawa, e abordou algumas ações fáceis que podem ajudar a amenizar a dor causada em recém nascidos em alguns procedimentos.
A tarde terminou com a palestrante Geovana Bolzan, professora do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Maria, falando sobre o Manejo do Aleitamento Materno.
A programação do Agosto Dourado continua nesta sexta-feira, 23, das 14h às 17h, na Praça Saldanha Marinho, onde estão programadas diversas atividades de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno por meio de oficinas e orientações com profissionais. Às 15h ocorre a ‘Hora do Mamaço’. A ideia é reunir o máximo possível de mulheres amamentando os bebês em um espaço público a fim de dar visibilidade para a importância da iniciativa. Na Praça serão montadas estruturas e brinquedos infláveis, com participação do Sesc e entidades militares. As atividades são gratuitas.