Na próxima sexta-feira, dia 21 de junho, ocorre o Vestibular de Inverno da Universidade Franciscana, com começo das provas marcado para às 13h30. A prova do vestibular com redação tem duração de 4 horas e será realizada pelos candidatos que optaram pelos cursos de Medicina e Odontologia. Já os candidatos dos demais cursos farão apenas a Redação ou aproveitarão a nota da Redação ENEM 2015, 2016, 2017 ou 2018.
A listagem dos inscritos com seus respectivos locais de prova está disponível no site da instituição. A participação do candidato no vestibular só é permitida com a identificação na entrada da sala de prova, sendo possível que o documento de identificação seja a cédula de identidade (RG), carteira de habilitação (CNH), carteira de trabalho (CTPS), passaporte ou carteira de registro profissional.
Além da identificação, também é permitido que o candidato leve para a prova o comprovante de pagamento da inscrição, uma garrafa de água sem rótulo e transparente, alimentos dentro de embalagem transparente, lápis de corpo liso ou lapiseira de corpo transparente, borracha, apontador de lápis e, o mais importante e indispensável, uma caneta esferográfica preta ou azul, ponta média, tipo bic, de corpo transparente.
Na realização da prova, o candidato receberá uma folha rascunho, uma folha-resposta, uma folha para a redação definitiva e um caderno contendo a proposta do tema da redação e as questões de múltipla escolha, que serão de responsabilidade do candidato até o fim do exame.
Ao receber as folhas, é importante que o número da inscrição seja conferido e o nome assinado no lugar indicado. A folha-resposta deve ser preenchida com calma e cuidado, pois não será substituída. O rascunho da redação deverá ser feito no caderno de questões, no espaço reservado para este fim, e passado a limpo, com letras legíveis e sem rasuras, na folha de redação definitiva. A folha da redação definitiva não deverá conter nenhuma forma de identificação do candidato.
A prova do vestibular é constituída de uma redação de 20 a 27 linhas, e 50 questões objetivas de múltipla escolha, com 5 questões de cada disciplina do núcleo comum do ensino médio: língua portuguesa, física, biologia, matemática, química, literatura brasileira, geografia, história, filosofia e língua estrangeira. Na redação serão avaliados como critérios a estrutura da prova, domínio da linguagem e o mecanismo linguístico adequados à organização do texto dissertativo-argumentativo. Para saber mais sobre os conteúdos das disciplinas que integram aprova, confira a página 28 do manual do candidato, cujo download pode ser feito aqui.