Estão abertas as inscrições para a XI edição do Prêmio AJURIS Direitos Humanos que traz como desafio os direitos humanos sob o olhar da fotografia e do jornalismo. As inscrições iniciaram nesta quinta-feira (8/4) e podem ser realizadas até às 18h do dia 30 de setembro de 2021. São mais de R$25 mil reais em prêmios, divididos em quatro categorias: monografia acadêmica, boas práticas, fotografia e jornalismo.
Criado em 2005 e bianual, o prêmio visa incentivar e dar visibilidade ao debate e as ações desenvolvidas em prol dos direitos humanos no estado do Rio Grande do Sul, e é realizado pela Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul.
As categorias da edição 2021
Monografia Acadêmica – premia o resultado da produção científica e visa fomentar o debate sobre Direitos Humanos entre os estudantes de graduação em Direito no Rio Grande do Sul. Entre os temas envolvendo a temática estão: imigração e refugiados; questões de gênero; relações raciais; meio ambiente; corrupção e direitos humanos e a cidade.
Boas Práticas – Premia e reconhece ações concretas de implementação, difusão e educação de Direitos Humanos por entidades ou organizações da sociedade civil comprometidas com a defesa dos Direitos Humanos no Rio Grande do Sul.
Fotografia – Criada para integrar a premiação a partir de 2021, a categoria possui abrangência nacional e busca visibilizar o debate sob o olhar da fotografia, premiando e reconhecendo projetos fotográficos que retratem cenas do cotidiano que promovam os Direitos Humanos ou denunciem situações que os coloquem sob ameaça.
Jornalismo – Também criada para integrar a premiação a partir de 2021, a categoria busca reconhecer o trabalho jornalístico realizado em prol da defesa dos Direitos Humanos em todo o país. Neste ano, em especial, serão aceitos trabalhos que versem sobre os diferentes reflexos da pandemia causada pelo coronavírus e que tenham contribuído para a disseminação das informações sobre a realidade social e o seu enfrentamento, auxiliando no combate à crise sanitária.
Mais informações no site da AJURIS.