O Instituto Serrapilheira abriu hoje,26, as inscrições para a 5ª chamada pública de apoio à ciência. Jovens cientistas que desenvolvam pesquisas originais, ousadas e que tragam uma contribuição nova nas áreas de ciências naturais, ciência da computação e matemática podem enviar suas pré-propostas até 26 de novembro.
Serão selecionados 10 projetos, que receberão entre 200 mil reais e 700 mil reais cada, distribuídos ao longo de três anos, com possibilidade de renovação.
Os requisitos permanecem os mesmos da última chamada: os proponentes devem ter vínculo permanente com uma instituição de pesquisa no Brasil e ter concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de dezembro de 2019. Esse prazo é estendido em até dois anos para mulheres com filhos.
Na primeira fase da seleção, os candidatos devem enviar uma pré-proposta, que será avaliada pelos revisores internacionais a partir das respostas a seis perguntas:
1- Qual é a pergunta fundamental levantada pelo projeto?
2- Qual é a sua hipótese?
3- Como a hipótese será testada?
4- Como os resultados do projeto vão fazer avançar o entendimento fundamental na área?
5- Por que o projeto é original e ousado?
6- Como você avalia o risco do projeto?
Nesta etapa, os candidatos também devem indicar pelo menos dois artigos de impacto em que foram autores principais. O impacto será medido pelo efeito que o artigo teve em questionar, avançar ou aprofundar o conhecimento no campo, fator justificado pelo próprio pesquisador.
Acesse o edital e o link para inscrições aqui.
Dúvidas sobre o edital podem ser esclarecidas pelo e-mail chamada@serrapilheira.org.