Santa Maria recebe nesta sexta-feira (23), na Praça Saldanha Marinho, a 51ª Feira do Livro. A festa literária foi transferida do primeiro semestre do ano devido as fortes chuvas no estado. A programação está com diversas atrações e espetáculos, que se estendem até o dia 07 de setembro (sábado).
Nesta edição, a patronesse da Feira do Livro de Santa Maria é Amanda Scherer, professora titular de Linguística do Departamento de Letras Clássicas e Linguística da UFSM. O professor homenageado é Enio Guerra, que atuou como regente titular e diretor da Orquestra Sinfônica da UFSM, e a homenageada póstuma é a professora e escritora, Aristilda Rechia. A Feira conta com uma intensa programação cultural gratuita, voltada ao público infantil e com espetáculos no Theatro Treze de Maio durante todas as tardes. Durante a semana, os espetáculos infantis serão destinados às escolas de Santa Maria e região, e aos finais de semana, os espetáculos infantis serão voltados à comunidade, que deve retirar os ingressos no site do Theatro Treze de Maio um dia antes de cada atividade.
Com um início promissor, a edição deste ano promete ser um sucesso, com o número de lançamentos literários dobrando em relação ao ano passado. A expectativa é alta para o evento, que promete atrair um grande público. A Universidade Franciscana (UFN) está desempenhando um papel importante, não apenas como uma das realizadoras do evento, mas também com uma participação destacada. A instituição vai lançar livros produzidos por sua editora, além de apresentar obras de seus professores.
A identidade visual foi desenvolvida pela acadêmica de Design, Fernanda Rockenbach. A ilustração, que marca esta edição do evento, se destaca por criar seu trabalho a partir do chafariz da praça, recém reformada, na qual ocorrerá o evento. A estudante incluiu três estátuas acima do monumento, que fazem referência à mitologia grega.
O curso de Jornalismo, através da disciplina de Áudio para Mídias Digitais, que conta com a orientação da professora Neli Mombelli, lançará o projeto “Nave de Histórias”. Um podcast infanto juvenil inspirado em obras de autores de Santa Maria. A exposição da nave estará aberta ao público de 26 a 30 de agosto e de 2 a 6 de setembro, das 16h às 18h.
No Instagram, a organização do evento cultural está compartilhando informações e respondendo às dúvidas dos interessados. Segue abaixo a programação dos lançamentos de livros produzidos pela Editora e professores da UFN:
26 de agosto (segunda-feira)
17h – O Admirável Mundo Nanométrico: Conceitos, propriedades e nanomateriais – Ivana Zanella da Silva e Solange Binotto Fagan
17h – Direito à saúde e à educação de crianças e adolescentes em tempos de pandemia: a atuação dos entes públicos brasileiros na efetivação de direitos fundamentais (Volume 1) – Rosane Leal da Silva e Josiane Rose Petry Veronese
29 de agosto (quinta-feira)
16h – A Sociedade Concórdia Caça e Pesca: história e memória da SOCEPE – Santa Maria RS – Eva Regina Coelho
17h – Upgrade: jogos, entretenimento e cultura (Volume 2) – Graziela Frainer Knoll e Fabrício Tonetto Londero
4 de setembro (quarta-feira)
15h – Torcida Organizada Maré Vermelha: uma trajetória de resistência nas arquibancadas de Santa Maria – RS – Eduardo Bortolotti Silveira, egresso do curso de História da UFN
5 de setembro (quinta-feira)
15h – A Bela polenta: por que é tão especial? – Rosemar de Fátima Vestena, Marcos Daniel Zancan, Thais Scotti do Canto-Dorow
15h – Ornito Álbum: revelando o mudo das aves – Mariana Sartori Hundermarck e Rosemar de Fátima Vestena
A 51ª Feira do Livro de Santa Maria é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, através das Secretarias de Cultura e de Educação, Cesma, Câmara do Livro, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar). A produção cultural é realizada por Denise Copetti e Bah! Comunicação Criativa. O incentivo cultural é da Clínica Viver, Rede Vivo, Unimed e Sul Veículos, com o apoio da Gráfica e Editora Pallotti. O financiamento é por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) de Santa Maria e pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.