O Centro Universitário Franciscano sediou no dia 27/03 o 6º Encontro da Rede Prosa – Rede de Cooperação entre Televisões Universitárias. No período da tarde, a partir das 14:50, no 10º andar do prédio 17 da instituição, uma roda de conversa mostrou o funcionamento da RNP (rede de TV Comutar) com Franscisco José Daher Jr (TV Universidade Federal de Ouro Preto). Após o bate-papo, Douglas Bácaro (TV UP – Fundação Cândido Garcia) explicou a funcionalidade da Lei Rounet e como funciona a arrecadação de recursos.
A constituição da televisão pública como mediadora da comunidade, depende primordialmente do caráter educativo do material que está sendo vinculado.
“Nós temos o principal capital do processo, a educação”, enfatizou José Daher Junior.
Reforçou também o caráter educativo como reforço institucional, ou seja, um ampliador do conhecimento nas televisões. É necessário ter um planejamento, definir diretrizes para garantir a funcionalidade e a participação da comunidade com o meio midiático.
Na segunda parte da tarde, Douglas Bácaro explicou o funcionamento da Fundação Cândido Garcia. Apontando suas metas, valores, Bácaro lembrou a importância de se manter uma relação direta com a comunidade ao redor, dispondo de educação e valores igualitários para formação da sustentabilidade social. Reforçou a importância do projeto de lei de incentivo a cultura Rouanet que institui políticas públicas para a cultura nacional.
Por Pedro Lenz Piegas e Daniel Pinto