A coordenadora do Cine Itinerante, Ana Machado, faz parte da organização da Mostra e explica que o lugar mudou porque a intenção é mudar o público, para não centralizar e formar um público para a mostra: “Um evento tem que ser feito vários anos para firmar”.
Outro membro da organização, Marcelo Coutinho, do estúdio de animação Pixware, conta que o estúdio faz parte da seleção dos curtas. Para ele, “A mostra é um incentivo à produção de animação local”. O estúdio pretende fazer vídeos de animação para a Mostra.
A universitária Bruna Librelotto, 23 anos, estava na mostra por gostar de animação: “Sempre procuro prestigiar os eventos culturais da cidade”. Junto estava a amiga Juliana Ilha Calau, 24 nos, que “sempre gostou de animação”.
O estudante Gabriel Ribeiro Braga, 26 anos, é do Espírito Santo e está na em Santa Maria para fazer mestrado: “Vim assistir porque adoro animação. Na minha cidade tem o AnimaMundi e me pergunto por que aqui não tem?”.
O estudante de cursinho pré-vestibular, Fabrício de Ré, 18 anos, quer cursar Publicidade e Propaganda e foi assistir a Mostra de Animação para ver como é, já que se interessa pela área. As amigas Maura Oliveira e Aline Hilgert, ambas com 19 anos, até já tentaram fazer um curta: “Um dias vamos finalizar”, dizem elas, que adoram animação.
Foto: Gabriela Perufo (Laboratório de Fotografia e Memória)