O Clube dos Ferroviários 21 de Abril, localizado no bairro Itararé, reabrirá na tarde do próximo sábado, dia 16, após 21 anos fechado. Entre as atividades de reinauguração, que começa as 14h, estão a mateada, apresentações musicais e de bandas marciais, demonstração de práticas esportivas como judô e skate, e mostra de carros antigos.
Prestação de serviços à população também serão realizados. A Secretaria de Saúde fará atendimentos, orientações de saúde, medição de pressão e taxa de glicose. A Secretaria de Meio Ambiente vai realizar a coleta de equipamentos eletroeletrônicos para posterior descarte adequado. Serão recebidos computadores, impressoras, fogões, televisores e outros equipamentos que encontram-se sem utilidade.
O prédio histórico na rua Vidal de Negreiros foi totalmente revitalizado. O investimento na reforma foi de R$ 1,4 milhão, segundo informações da Prefeitura de Santa Maria. O clube recebeu recursos financiados pelo Banco Mundial e foram recuperadas as paredes internas e externas, as redes elétrica e hidráulica, reforma do piso no primeiro andar, entre outras num total de 1,8 mil m2 de área revitalizada. Um elevador para cadeirantes e rampas de acesso foram instalados no local, além de três salas multiuso no subsolo e uma copa.
A história do 21 de abril
O clube fundado em 21 de abril de 1927, teve seu auge nas décadas de 60 e 70 – quando promovia em s bailes e jantares às famílias descendentes de italianos que residiam no Itararé, e chegou a contar com mil sócios. Inicialmente, proporcionava atividades esportivas e recreação entre os associados. A renda dos eventos sociais era revertida para a melhoria da infraestrutura do bairro. A rua Visconde de Ferreira Pinto foi o primeiro endereço do clube. Mudou-se para a rua Agne- ao lado da Igreja Santa Catarina. Desde a década de 1940 a sede se encontra na rua Anita Garibaldi.O declínio das atividades ferroviárias foi a causa do fechamento do clube em 1995. Após a doação do clube para a Prefeitura de santa Maria, em 2009, decidiu-se pela reforma do 21 de Abril, para transformar o antigo clube em um centro de lazer e convivência para a comunidade.
Como localizar o clube 21 de Abril
Fonte: Ana Bittencourt/ Secretaria de Comunicação e Programação Institucional