“És a joia mais rara, por isso te chamo Prenda”. Este é o slogan da 46ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul, que começou na noite de ontem, quinta-feira (19), na Cidade de Passo Fundo. O Concurso que já teve sua fase regional em junho de 2015, se estende até a madrugada do dia 22 de maio.
Participam da fase estadual 74 Prendas, divididas nas categorias mirim, juvenil e adulta. Santa Maria, através da 13ª Região Tradicionalistas está representada nas três modalidades. Para a escolha daquelas que representarão a mulher gaúcha e tradicionalista durante um ano, as Prendas são submetidas à uma prova objetiva, com questões de História do Rio Grande do Sul e do Brasil, Geografia do Estado e Tradição, Tradicionalismo e Folclore.
Ainda, as candidatas das categorias adulta e juvenil realizam uma Mostra Folclórica sobre artesanatos regionais aliados à materiais reciclados, enquanto as da mirim apresentam brinquedos e brincadeiras folclóricas. Esta atividade está ocorrendo na tarde desta sexta-feira (20) e pode ser acompanhada ao vivo através da TV Tradição.
Já no decorrer do sábado as jovens terão que apresentar seus dotes artísticos. Cada prenda pode escolher declamar, cantar ou tocar um instrumento, além de terem que que apresentar uma dança tradicional (Pezinho, Tatu com volta no Meio, etc) e uma dança de salão (Vaneira, Valsa, Chote, etc). Faz parte, ainda, deste momento a prova oral, que para as Prendas adultas e juvenis o tema a ser explanado é sorteado 15min antes do início, enquanto as mirins podem escolher.
Após completarem todas as provas chega o momento mais esperado, o baile de divulgação dos resultados. É durante a noite de sábado e a madrugada de domingo que serão anunciadas as Prendas do Rio Grande do Sul, gestão 2016/2017, e com isto também será conhecido a cidade que sediará a 47ª Ciranda Cultural de Prendas, já que o concurso ocorre no município de origem da 1ª Prenda.
Na galerias as representes da 13ª Região Tradicionalista na 46ª Ciranda Cultural de Prendas – Fase Estadual: