O 8º Fórum de Comunicação do Centro Universitário Franciscano (Unifra) contou, nesta quarta-feira, com a presença de Bárbara Nickel, editora de mídias sociais da Zero Hora e colunista da Conexão ZH.
À tarde, Bárbara ministrou uma oficina em que mostrou para os participantes como as redes sociais são uma ferramenta para o Jornalismo. Trabalhou com a instantaneidade do Twitter, canal que segundo ela oportuniza uma aproximação maior entre o meio noticioso e o leitor.
À noite, Bárbara conduziu uma palestra descontraída que teve como tema central “Oportunidades e riscos: O que as redes sociais trazem para a redação?”. Ela contou um pouco de sua história no Jornalismo, como as redes sociais são um espaço público e como é importante ter acesso a essas redes, sabendo sempre que não somos vistos apenas por nossos amigos.
Mostrou também que essa linha direta com o leitor, via rede social, se dá mais em temas de caráter factual, como: tragédias, clima e trânsito.
A palestrante também traçou um novo perfil do internauta, o qual precisa ser guiado por outro, para saber o que é importante. Segundo ela, o internauta é conduzido por amigos via rede social. Bárbara falou que o objetivo dos meios é, também, indicar para esse internauta o que é importante e novo na internet.
Bárbara, que se formou em 2001 e sempre trabalhou com Jornalismo online, ainda comentou que não imagina o Jornalismo, hoje, funcionar sem o auxílio das redes sociais.
Acompanhe as atividades do Fórum pelo blog: www.forcomunifra.blogspot.com
e também pelo twitter: twitter.com/forcomunifra
Foto: Jéssica Martini e Gabriela Perufo (Laboratório de Fotografia e Memória)