Blusas, sapatos, acessórios. Desde os princípios da humanidade os povos antigos transmitiam seu valor sociocultural através da estética. Os brechós estão cada vez mais em evidencia e, atualmente, por conta de seu conceito de valor-troca. É o que o curso em Tecnologia em Design de Moda busca trazer em sua terceira edição do Garimpo da Moda, que acontece no conjunto III do Centro Universitário Franciscano. O Garimpo da Moda acontece hoje e amanhã, dias 10 e 11 de maio, no saguão do prédio 15, no horário das 8h30 às 20:00.
Devido ao sucesso das outras edições, o Garimpo irá acontecer duas vezes ao ano e dois dias em cada semestre, esperando que tenha conta da expectativa desse mercado alternativo.
Segundo a coordenadora do curso, Maria da Graça Portella Lisboa, estamos em um momento de uma revisão da nossa educação e consumo. Além disso, somos o resultado de uma geração consumista, e o preconceito enraizado acerca da reutilização das roupas é evidente. Comprando em brechós, nós estamos contribuindo com a durabilidade da roupa e por consequência gastando menos por uma qualidade maior.
Por Juliana Brittes, acadêmica de Jornalismo/Unifra