Por trás de toda a comunicação da Feira do Livro, assessoria, notícias e fotos estão os acadêmicos de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano, instruídos pelo professor Carlos Alberto Badke. Um dos encarregados desta função é o acadêmico de Rodrigo Gonçalves de 20 anos, que descreve a emoção de participar do evento.“Gosto da prática da assessoria,escrever os textos, entrevistar as pessoas, e até a correria quando recebo um ‘não’de um entrevistado” diz Gonçalves.
Simultaneamente, a Rádio Unifra(web) transmite direto da Feira, diariamente, boletins sobre o que está acontecendo lá. As equipes estão orientadas pela professora Aurea Evelise Fonseca , Gilson Piber e Maicon Kroth. E ainda, a TV Unifra se faz presente na cobertura do evento.
A voz mais conhecida da feira se chama Marcos Barcelos, jornalista e locutor de 46 anos. “Tenho o papel de interagir com as pessoas e anunciar as atrações do dia” relata Barcelos, que lembrou ainda que a sua participação é ainda mais ativa na parte da tarde, quando as escolas vão para a praça. E se mostra preocupado em valorizar os professores e mestres que levam as turmas, pois, são eles os responsáveis pela alfabetização, mas também por estimularem as crianças a serem leitoras.
Por Vinicius Martins e Lucas Amorim