A programação para familiares e acompanhantes dos vestibulandos incluiu a visitação ao Museu Histórico e Cultural das Irmãs Franciscanas. A atividade foi pensada pela Coordenadoria de Relacionamento e Assessoria de Eventos em parceria com a coordenadora do museu, Franciele Roveda Maffi, que trabalha há 12 anos no local.
O tour é guiado por Franciele e resgata a história das Irmãs Franciscanas e seu trabalho no município de Santa Maria. O museu é dividido em vários espaços reservados à exposição de objetos, como máquinas de escrever, telefones, roupas e objetos religiosos, incluindo um gramofone de 1914, que foi restaurado e voltou a funcionar.
Os objetos expostos começaram a ser recolhidos em 1972. Franciele destacou a importância de situar os pais no ambiente em que os filhos vão estudar, mostrando um pouco da história e do espírito franciscano.
A ideia de promover o passeio surgiu da necessidade de aliviar o estresse causado pelas horas à espera dos parentes que prestam vestibular. “Nós esperamos os vestibulandos começarem a prova, buscamos os pais que gostariam de participar no conjunto I e III e os levamos de van até o museu”, explicou Tayna Dalcin, da Coordenadoria de Relacionamento. O passeio não possui custos e é realizado desde julho de 2018.