Entre as diversas oficinas realizadas pelo Centro de Atenção Psicossocial Prado Veppo, uma delas chama a atenção. É a Oficina de Biscoitos, em que são produzidos 600 biscoitos por semana, que são comercializados em feiras e palestras da área da saúde. A psicóloga Fernanda Altermann, que coordena o grupo Uma Boa Ideia, explica que, além da questão de autonomia, a produção dos biscoitos possibilita aos integrantes a inserção no mercado de trabalho. Um dos participantes já está empregado e mais duas pessoas que integram outras oficinas do Caps estão em processo de colocação em empresas.
Para alavancar a produção, a Prefeitura de Santa Maria fez, hoje pela manhã, 16 de agosto, a doação de um forno para o grupo Uma Boa Ideia. Estavam presentes na solenidade de entrega do equipamento o prefeito Jorge Pozzobom, equipe do Caps, pessoa atendidas e outras autoridades. O Secretário da Saúde Francisco Harrisson salientou “Os trabalhos realizados pelos Caps de Santa Maria são referência para toda a região. As pessoas atendidas pela Saúde Mental representam uma parcela muito grande da comunidade e, por isso, é muito importante pensar em alternativas de atendimento para todos”. As pessoas presentes na cerimônia foram presenteadas com o biscoito chamado de União Estável, uma adaptação do Bem Casado. São duas broas recheadas com goiabada, criação dos próprios integrantes da oficina.
O Caps Prado Veppo fica na Avenida Hélvio Basso, 1.245, e atende pessoas com transtornos mentais graves. Por mês, são atendidas mais de 700 pessoas, entre homens e mulheres de diferentes idades. A equipe conta com 10 servidores da área de saúde, entre psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais, além de seis residentes e estagiários.
Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Maria.