A tarde desta sexta-feira, 16, foi de muita leitura em toda a cidade de Santa Maria. A 1º Maratona da Leitura tem como objetivo promover 24 horas de leitura, reforçando a identidade do município como uma cidade cultura e promovendo ações voltadas à formação de leitores. Também procura incentivar produções criativas de crianças, adolescentes e jovens, estimulando uma melhora nos índices de leitura e reconhecimento, como uma importante questão para que aja uma melhora na educação formal.
A Universidade Franciscana (UFN) também se envolveu nessa iniciativa. O curso de Letras compartilhou leituras às 18h no hall do antigo Hugo Taylor, na Avenida Rio Branco. O curso de Jornalismo também participou formando uma roda de leitura com os acadêmicos do curso das 17h às 18h na Agência CentralSul de Notícias.
As ações na cidade também ocorreram em diversas escolas de ensino fundamental e médio. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental João da Maia Braga a Maratona de Leitura contou com a participação do jornalista Carlos Alberto Badke, professor do curso de Jornalismo da UFN. As alunas do curso de Jornalismo, Caroline Comasseto e Luiza Rorato participaram em conjunto com o Podcast Conceição – produzido por elas com alunos da escola – da Maratona de Leitura, com os alunos da EMEF Nossa Senhora da Conceição.
Confira alguns registros da Maratona: