A população não deve ficar alarmada se, ao passar pelo Bairro Cerrito no sábado de manhã, se defrontar com um acidente. Trata-se de uma simulação que está sendo organizada para ocorrer a partir das 9 horas do dia 26 de outubro, na BR-158, km 322,8, na altura da Vila Floresta.
As atividades terão início com os ajustes da cena, onde dois carros e um ônibus serão colocados de forma a simular um acidente envolvendo os três veículos. A simulação contará com 25 vítimas dispostas em situações como em um acidente real.
Segundo o Corpo de Bombeiros a simulação busca treinar, capacitar e definir atribuições e competências para as várias equipes, como de saúde e de segurança. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Guarda Municipal e a Brigada Militar (BM) são responsáveis pelo isolamento e pela segurança das pessoas que vão se aproximar do local e vão ficar em uma área externa. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficará em uma área mais próxima, fazendo a triagem das ‘vítimas’.
Farão parte das atividades os seguintes setores e instituições da cidade: PRF, Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), Guarda Municipal, BM, Samu, Unimed, Apolo Resgates, Hospital Geral do Exército (HGE), Pronto-Atendimento Municipal (PAM), Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), Hospital da Brigada Militar de Santa Maria (HBMSM), Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo (HCAA), Sistema Educacional Galileu Galilei (SEG) e Seters Treinamentos em Emergências e Saúde.
Fonte: PMSM