Após a disseminação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) por todo o mundo, a vida da maioria das pessoas mudou. Aderir a novos hábitos ou manter a rotina o mais próximo do que costumavam vivenciar, tem sido o desafio a todas as pessoas. As alternativas se apresentam num contexto em que o conhecimento sobre a enfermidade que paralisou o mundo todo ainda é pequeno. No entanto, divulgar e debater esse conhecimento se tornou um ponto fundamental à sobrevivência.
Tal cenário mobilizou estudantes de Jornalismo da UFN (Universidade Franciscana) na disciplina de Projeto de Extensão em Comunicação Comunitária II. A página no Instagram chamada Podcast Jornalismo aborda temáticas vinculadas ao Covid-19 e suas consequências. O objetivo é promover a busca por dados e a expansão de novos conhecimentos, através de entrevistas realizadas com profissionais de diferentes áreas, e que pudessem trazer um pouco da realidade experienciada em seu âmbito profissional. Até o momento foram realizadas quatro (4) lives com profissionais da comunicação e da saúde para que a comunidade pudesse entender mais da dinâmica de trabalho adotada frente ao atual momento.
Desenvolvido pelos acadêmicos Kauan Felipe Teixeira Costa, Gianmarco de Vargas, Daniel Lima e José Matheus Beck Brasil, e com supervisão da professora e jornalista, Rosana Zucolo, o projeto começou contando com a participação do professor do curso de Jornalismo, da Universidade Franciscana, Iuri Lammel, na primeira entrevista em livestream, falando sobre a “Identificação de Fake News em época de pandemia”.
A partir dos resultados bem sucedidos da primeira entrevista, o grupo optou por buscar novos profissionais que pudessem auxiliar e orientar diferentes temas nas entrevistas. Assim, deu-se sequência com bate-papos que abordaram as seguintes temáticas: “A influência da pandemia em meio ao setor jornalístico”, com participação da repórter e apresentadora do SBT RS Luciane Kohlmann; “Saúde mental em época de pandemia”, com presença da psicóloga Vera Barbosa; Influências do Covid-19 no esporte, em entrevista com o radialista e narrador esportivo Daniel Oliveira.
A repercussão do projeto atingiu um número considerável de espectadores, a partir de uma temática experimental e impulsionada pela multiplataforma para entregar o conteúdo final. “É muito gratificante para o grupo, descobrir novas formas de se comunicar. Para o jornalismo, o mais importante agora é informar a população sobre os assuntos de interesse público, a fim de manter o autoconhecimento”, afirmou o acadêmico, Matheus Beck.
Para o grupo de estudantes, além de assegurar um público cativo, o desejo de disseminar dados que corroborem para a credibilidade coletiva amplia a capacidade de auxílio às pessoas na análise e identificação de FakeNews. Daí adotar uma postura com responsabilidades e propósitos no modo de trabalhar, tendo consciência da alta vulnerabilidade de todos diante de notícias falsas, conforme afirma o aluno Gianmarco sobre o trabalho desenvolvido.