Quem acredita que documentário só pode ser feito com recursos visuais está enganado. Uma prova é o trabalho feito, no segundo período de 2005, pelos alunos do sexto semestre do curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – do Centro Universitário Franciscano, que produziram documentários radiofônicos.
O roteiro, as entrevistas e todos os trabalhos de pesquisa foram feitos pelos acadêmicos. Na edição e produção técnica tiveram a colaboração do técnico de rádio, Sergio Cruz. Eles escolheram temas que mesclam assuntos atuais e históricos, como os reflexos da ditadura militar em Santa Maria, a história do rádio, do teatro e do cinema. Também abordaram assuntos mais subjetivos, como o medo.
O orientador do projeto, professor Gilson Piber, diz ter ficado satisfeito com o resultado dos trabalhos. Segundo ele, o objetivo foi desenvolver uma atividade técnica de produção que resgatasse assuntos importantes para a cidade.
Para os acadêmicos, foi muito mais que um trabalho de pesquisa. “O trabalho nos proporcionou experiência no meio. Abriu portas para esse elemento um tanto desconhecido do rádio e participará de amostras competitivas, levando, assim o nome da instituição”, afirma o acadêmico Maiquel Rosauro, 23 anos, integrante do grupo responsável pelo tema “50 Anos da Unifra”.
A rádio web, canal on-line de rádio do curso de Jornalismo da Unifra, pode ser acessada através do site da agência de noticias Central Sul.