O comunicado do presidente da Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos, Otávio Vieira da Cunha Filho, pode mexer com o bolso dos usuários de transporte público de Santa Maria. Em nota, o presidente afirma que, em função do aumento de 12% no óleo diesel, incluindo a defasagem média no último ano e considerando os aumentos salariais, o repasse ao consumidor pode chegar a 10% no Brasil.
Em 2012 ocorreram dois aumentos no combustível e, neste ano, já aconteceram mais duas elevações nos valores em janeiro e o último na semana passada. “A verdade é que esses aumentos uns sobre os outros vão dar em torno de 12%. Nós estaremos aí com um aumento médio de 3% para repassar ao consumidor”. O presidente completa ainda, com uma critica ao governo federal pela falta de preocupação com a elevação do diesel e estagnação da gasolina: “Não existe sensibilidade do governo de que, ao fazer isso, ele está na contramão, estimulando o transporte individual em detrimento do transporte coletivo. E assusta mais ainda saber que esse aumento ainda não atende às contas da Petrobras, que estaria dizendo que o diesel está defasado em 19%. Então, nós podemos esperar ainda mais 7% de aumento, o que é absolutamente insustentável”.
Em Santa Maria, o Conselho Municipal de Transportes se reunirá em abril para debater o assunto, afirma o assessor de comunicação, Cristiano Andretta, da Empresa ATU, Associação dos Transportadores Urbanos de Santa Maria: “A data não foi definida, pois o assunto ainda é bem recente, e ainda não sabemos quais os pontos que serão aplicados em Santa Maria.”
Ontem a Frente Nacional de Prefeitos entregou aos presidentes da Câmera e do Senado, uma lista de reinvindicações e, entre elas está à medida de redução para os custos de passagens do transporte coletivo urbanos. Em março do ano passado, o reajuste nas passagens foi de 6% e em 2011 foi de 4%.