O Centro Universitário Franciscano convida professores e funcionários para o painel “Cultura e Transformação Criativa nas Cidades”, que acontecerá nos dia 02 de maio, às 19 horas no salão de Atos do Conjunto I da instituição. No evento estarão presentes os palestrantes internacionais Jorge Melguizo (Colômbia) e Roberto Gómez de la Iglesia (Bilbao – Espanha).Com o apoio do grupo RBS, o evento terá como mediador o jornalista Daniel Scola.
O evento pretende promover novas e criativas perspectivas para Santa Maria e Região, sejam elas na cultura, educação e desenvolvimento da sociedade.
Os professores e funcionários devem confirmar retirando uma senha que estará disponível na recepção do prédio 07, ou na sala do Administrativo do Conjunto III, prédio 13, com Adriano e/ou Verônica.
Para os alunos dos cursos de Ciências Econômicas, Administração, Turismo e Jornalismo será realizada uma videoconferência, no conjunto III, acompanhada por professores das disciplinas de 5º, 6º e 7º semestre, a senha será entregue pelo professor responsável no dia do evento. Também serão disponibilizados convites para os cursos de Publicidade e Propaganda, Design e Arquitetura e Urbanismo, sendo estes cursos diurnos, as senhas estarão a partir de segunda-feira com as devidas coordenadoras.
Conheça os palestrantes:
Jorge Melguizo (Medellin, Colômbia)
Jornalista, comunicador social e gestor cultural da cidade de Medellín Colômbia. Foi também Secretário de Desenvolvimento Social de Medellín, onde contribui para diminuição da violência urbana fundamentando seu trabalho em ações criativas voltadas a educação pública e cultura. Mobilizador público, Melguizo organizou um movimento cívico composto por pessoas advindas de ONGs, da sociedade civil, de organizações comunitárias, de universidade e de empresas privadas, o qual recuperou a autoestima da cidade e a identificação do povo com o poder público. Hoje Medellin é sinônimo de transformação, transparência, educação, cultura e otimismo. Em seus depoimentos, Melguizo afirma: “Nossa ideia criativa nessa nova Medellin é acreditar afinal, Somos la generación que nació sin miedo!
Roberto Gómez de la Iglesia (Bilbao, Espanha)
Nascido em Burgos, na Espanha. É diretor da c2+i, empresa especializada em Cultura, Comunicação e Inovação. Foi sócio-fundador e CEO da Xabide (1984). Dirigiu, entre 2004 e 2009, o projeto Divergentes y Disonancias, plataforma de relacionamento entre artistas e empresas para a busca de inovação colaborativa, reconhecida pela União Europeia como uma das melhores práticas de criatividade e inovação na Europa. Foi promotor da rede internacional Artsactive. Dirige, atualmente, o projeto Conexões Improváveis, que é parte do projeto europeu Creative Clash e promove a interação entre artes e pensamento para a transformação de organizações pela ótica da responsabilidade social e da inovação.