A 3ª Semana Acadêmica do curso de Física Médica do Centro Universitário Franciscano (Unifra) começou hoje. A solenidade de abertura ocorreu às 14h30 no Salão Azul. A coordenadora e professora do curso, Roseli Kunzel, saudou os participantes e parabenizou a organização do evento, realizada pelos alunos. O farmacêutico Frederico Paulo Lamachia Filho foi o primeiro palestrante da tarde e falou sobre “Medicina Nuclear e Radiofármacos”.
Lamachia apontou as vantagens de se trabalhar com a medicina nuclear, que é capaz de detectar as radiações no corpo humano e prevenir doenças graves como o câncer. O farmacêutico explicou as vantagens do uso de radiofármacos e da gama câmera que possibilitam a localização de alterações no metabolismo dos órgãos antes de estarem fisiologicamente danificados. Essa técnica é diferente da ressonância magnética e do raio-x que captam danos no corpo somente quando eles já estejam mais avançados.
O estudante do 4° semestre do curso, Bruno Vendrusculo, 19 anos, vibra a cada Semana Acadêmica e conta que a Física Médica está entrando em um mercado de trabalho amplo, em que existem várias possibilidades de escolhas para poucos profissionais formados. Vendrusculo explicou também que organizar a Semana é sempre um desafio porque todo ano coincide com a data do Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE).
A reitora, Iraní Rupolo, concordou com o acadêmico e cumprimentou os organizadores pela coragem, determinação e superação de crítica do evento.
A semana do curso de Física Médica segue até sexta-feira, dia 9, com palestras, conferências e debates sobre as mais diversas áreas da medicina e da física. Mais informações poderão ser encontradas no site.
Fotos: Vinicius Freitas (Núcleo de Fotografia e Memória)