O Laboratório de Pesquisa da Unifra realizou na segunda-feira a IX Jornada Científica do jornalismo, onde os alunos puderam explanar, argumentar e expor seus trabalhos finais de graduação em andamento, nas diversas várias áreas do jornalismo e da comunicação A jornada foi dividida em mesas temáticas, como: Estudos do Jornalismo, Discursividades jornalísticas e produção de sentido, Campo do jornalismo e suas relações e Estudos de Recepção.
O evento contou ainda com a convidada palestrante, professora Dra. Liliane Brignol Dutra- Programa de Pós Graduação em Comunicação e Processos Sócios-Culturais-UFSM. Com o tema: “Metodologias para a Internet”, a pesquisadora comentou sobre diferentes abordagens e técnicas de pesquisa e o amadurecimento dos estudos nessa área.
Outros pontos como, a simultaneidade, a adaptação metodológica e inovação na construção coletiva do conhecimento num meio tão complexo e rico quanto a internet, foram levantados no encontro. “A internet pode ser objeto de pesquisa, ambiente de pesquisa e instrumento de pesquisa”, comenta.
Liliane enfatizou, no bate-papo, formas variadas de se estudar a web: “A simultaneidade de estudar o Twitter no uso do jornalismo, a relação entre prática e análise, abordagens teóricas e relação com distintas áreas do conhecimento, as possibilidades de pesquisa qualitativa e quantitativa entre tantas outras”.
A Jornada Científica do Curso de Jornalismo é um evento promovido pelo Lapec, o laboratório do cursodirecionado para produção científica na área de comunicação. Aprofundar, estimular e fomentar a discussão do campo são alguns dos objetivos do Laboratório, que trabalha em conjunto com o curso de Publicidade e Propaganda da instituição, na troca de pesquisa e produções colaborativas.