Durante esta semana, considerada a Semana da Diversidade Sexual, o movimento GLBT (gays, lésbicas, bissexuais, transgêres) está promovendo paradas e debates contra a homofobia pelos quatro cantos do país. Em Santa Maria, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) promoveu nesta terça-feira, dia 12, no auditório Audimax, no Centro de Educação, no campus, a terceira conferência do curso de educação continuada "Diversidade Sexual e Igualdade de Gênero".
O curso de formação para professores da rede pública começou em março e será concluído em agosto deste ano, englobando os municípios de Silveira Martins, Agudo, Faxinal do Soturno e Santa Maria. Segundo a coordenadora do NAEES (Núcleo de Atividades Especiais de Extensão e Serviços), Deisi Sangoi Freitas, também coordenadora do curso, o projeto pertence a uma iniciativa do MEC de disponibilizar aos professores da rede básica um maior suporte no enfrentamento dessa realidade.
De acordo com Deisi, os encontros do curso acontecem quinzenalmente e revezam-se em oficinas e conferência. “Nosso principal objetivo é fazer com que os professores voltem para a sala de aula com uma maior formação e voltem para socializar com o grupo.” ressalta a coordenadora.
Participaram da conferência os professores:
– Lúcia Salete Celich Dani, do Departamento de Fundamentos da Educação da UFSM, com o tema: “Questões de moralidade na educação: Aspectos Psicopedagógicos”.
– Jorge Luiz da Cunha, pró-reitor de Graduação da UFSM, com temática: “Sexualidade e moralidade: uma história”.
– Marta Roseli de Azeredo Barichello, coordenadora do pólo de apoio presencial da UAB/Faxinal do Soturno, tratou sobre: "Sexualidade e moralidade: desafios para a educação”.
– Gerson Gilvanei Carvalho, professor do Departamento de Fundamentos da Educação da UFSM, abordou sobre: “O uso dos prazeres na perspectiva de Foucault”.