Patrono da Feira do Livro lança obra com poemas sobre a cidade


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Livro ZanattaNesta terça-feira, 5 de maio, o patrono da Feira do Livro de Santa Maria, Humberto Gabbi Zanatta, lançou e autografou o livro Poemórias – Santa Maria em Versos e Traços. A obra, produzida especialmente para a feira deste ano, é composta por poemas curtos baseados em ilustrações bico-de-pena da Santa Maria do século XIX e início do século XX feitas pelo pesquisador Antonio Isaia (1918-2008).

O livro, em resumo, conta um pouco da história de Santa Maria na forma de poemas. “Na verdade, eu peguei 22 ilustrações do Antonio Isaia que retratam a cidade do final do século XIX até 1923. Para algumas delas eu já tinha escrito os versos e os demais foram feitos especialmente neste ano para compor o livro. Nesta obra, procuro resgatar a memória, a história e os inúmeros valores da nossa cidade – seja no conhecimento, na cultura ou nas demais áreas da realidade humana”, explicou Zanatta.

A arte de diagramação foi feita pelo patrono da Feira do Livro Infantil, Jorge Ubiratã da Silva Lopes – o ‘Byrata’. No final do livro há também as explicações de Antonio Isaia sobre as paisagens retratadas, como nos conta melhor o autor: “Essas explicações estavam no verso de postais. Optamos por mantê-las como no original e, por isso, elas compõem a parte final do livro dizendo o que são e de onde foram tiradas as fotos transformadas em bico-de-pena”.

Humberto Gabbi Zanatta

ZanattaNascido em 25 de julho de 1948, em Taquaruçu do Sul, Humberto Gabbi Zanatta mudou-se aos dois anos para Santa Maria.  Começou a escrever nos tempos de colegial, publicando crônicas e poemas em jornais do interior e da capital do Rio Grande do Sul. Em 1974, passou a escrever para o jornal santa-mariense A Razão e mais tarde para o semanário Informação de Porto Alegre. Três anos depois foi vencedor na categoria conto, do Concurso Literário Felippe D’oliveira.

Zanatta também é advogado, jornalista, professor assistente do Departamento de Ciências Sociais – UFSM, especialista em Sociologia do Desenvolvimento. Possui mais de 20 obras individuais e mais outras tantas coletivas publicadas, entre poesia, crônica, ensaio e literatura infantil. É sócio-fundador da Associação Santa-Mariense de Letras, da Academia Santa-Mariense de Letras, da Associação Gaúcha de Escritores e da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria; membro da Estância da Poesia Crioula, Patrono da Feira do Livro Infantil 2003 e da Feira do Livro em Cacequi, São Sepé, Júlio de Castilhos, Jaguari e São Martinho da Serra. Foi secretário de Cultura de 2004 a abril/2008 e é o patrono da Feira do Livro de Santa Maria 2009.

Antonio Isaia

O pesquisador Antonio Isaia nasceu em Santa Maria a 11 de outubro de 1918. Era o oitavo filho do casal italiano Giuseppe e Chiara Isaia. Seja como empreendedor, comerciante, pesquisador, historiador, escritor, desenhista e/ou palestrante demonstrou, através dos seus atos, o interesse na preservação da memória histórica e cultural.

A sua coleção de desenhos sobre Santa Maria na técnica de bico-de-pena, em nanquim, encanta pela beleza e simplicidade. Muitos santa-marienses e visitantes possuem exemplares, que ainda podem ser vistos em residências e empreendimentos comerciais. As coleções dos desenhos “Santa Maria Antiga” circulam pelo Brasil e exterior confirmando a valorização da nossa cidade. Antonio Isaia faleceu no dia 4 de julho de 2008.

A feira continua

A Feira do Livro de Santa Maria vai até o dia 10 de maio. Segundo dados fornecidos pela Câmara do Livro de Santa Maria às 23 horas de segunda, 4 de maio, as vendas já superaram a marca dos 28 mil livros.

O livro Poemórias – Santa Maria em Versos e Traços faz parte dos 85 livros lançados no decorrer da feira. Os lançamentos, junto com as sessões de autógrafos, são sempre das 18 às 19 horas. Para mais informações consulte o site da feira: www.feiradolivrosantamaria.com.br

Fotos: Cristian Dreyer e Franciele Marques.

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *