Dez palestrantes do Jornalismo no Fórum de Comunicação 2012


Por Agência CentralSul de Notícias

 

O X Fórum de Comunicação da Unifra promete levar os participantes para debates, oficinas e palestras super interessantes, que vão discutir as tendências da comunicação, com profissionais de peso. É o que garantem os currículos dos convidados do evento, que inicia no próximo dia 15 de agosto e vai até o dia 17.

Confira abaixo o currículo resumido dos palestrantes, em ordem alfabética da área da Jornalismo

A programação completa do Fórum 2012 está no site da Unifra, onde também podem ser feitas as inscrições: http://www.unifra.br/eventos/forumcomunicacao2012/eventos.asp

 

Palestrantes Jornalismo – X Fórum de Comunicação Social UNIFRA

– ALEXANDRA LETICIA ZANELA

Editora-executiva de Notícias do Portal Terra desde junho de 2011. Foi redatora, subeditora e editora do portal ClicRBS SC e do site diário.com.br de 2007 a 2011. No Diário de Santa Maria foi repórter (política, policia, geral, variedades) de 2004 a 2007.Formada em Jornalismo pela UFSM, em 2004.

– ANDRÉA KONIG GRAIZ

Tem 17 anos de experiência em fotojornalismo. Começou trabalhando no jornal NH de Novo Hamburgo em 1995 e no ano 2000 Fez parte do grupo que iniciou as atividades do Jornal popular Diário Gaúcho do grupo RBS, onde permanece trabalhando até hoje. Tem no currículo alguns prêmios como o Vladimir Herzog, de Direitos Humanos.

 – CARINE FELKL PREVEDELLO

Doutoranda em Comunicação (Unisinos), Mestre em Comunicação Midiática (UFSM), Especialista em Direitos Humanos (Cesusc/Ifibe), Jornalista (UFSM) – Coordenadora de Comunicação da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã RS

– CELSO AUGUSTO SCHRÖEDER

Celso Augusto Schröder, graduado em Jornalismo pela PUCRS em 1983, especialização em Sociologia pela UFRGS em 1986, professor da PUCRS desde 1986, chargista do jornal Correio do Povo, desde 1986, agora licenciado. Secretário de Comunicação do PT/RS 1996/1998, Superintendente de Comunicação da Assembléia Legislativa em 2009. Presidente do Sindicato dos Jornalistas em três ocasiões; 1989/92; 1992/1995; 1998/2001. Conselheiro da TVE em 2000/2001, Diretor da FENAJ desde 2001, Presidente da FENAJ para a gestão 2010/2013, Coordenador do FNDC desde 2002 até 2012. Membro do Conselho de Comunicação Social de Congresso Nacional 2006/2008, representante da FENAJ no SBTVD, representante da FENAJ na Comissão pró-Confecom do Governo Lula, Presidente da Fepalc desde 2009, membro do ComEx da FIJ desde 2010. Membro do CDES do do Governo Tarso.

– ELISANGELA CARLOSSO MACHADO MORTARI

Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ, professora adjunta do departamento de ciências da comunicação na UFSM, Coordenadora da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSM, pesquisadora dos  Grupos de Pesquisa Comunicação institucional e  Organizacional e do grupo Midiatização das Práticas Sociais. Já foi coordenadora dos Cursos de Comunicação Social da UFSM e do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA). É parecerista da revista Rastros e atualmente pesquisa sobre a dinâmica das interações entre produção e recepção nos jornais santa-marienses Diário de Santa Maria e A Razão.

– FELIPE BATISTELLA ALVARES

Graduado em Licenciatura em Música e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Como produtor e diretor musical atuou na criação e execução dos projetos como: Tributo a Tropicália (2006); Quarteto Gauderiando (2004-2010); Gauderiando pela música regional (2008 -2009); Acordes Regionais (2010); Tributo a Cazuza (2011); Jazz do Monte (2011-2012); O Canto dos Galpões –CD de Jorge Abreu (2011-2012); dentre outros. Atualmente trabalha com música, produção cultural e educação, além de música para publicidade e produção de discos e trilhas sonoras diversas.

– JURACI MARIA SITONI NUNES

Formada em Jornalismo pela Famecos/PUCRS em 1984. Atuou no Jornal do Comércio, Correio do Povo, Rádios Bandeirantes AM/FM. Foi assessora de imprensa do deputado estadual Selvino Heck; da prefeitura de Porto Alegre de 1991 a 2000; coordenadora geral de Comunicação da Prefeitura de São Leopoldo na Administração de Ary Vanazzi. Foi coordenadora da Assessoria de Imprensa da Campanha de Tarso Genro para governador em 2002 e em 2010. Atualmente é Diretora de Jornalismo do governo Tarso Genro no Palácio Piratini.

– JUREMIR MACHADO DA SILVA

Professor, jornalista, escritor e tradutor, possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Sociologia da Cultura – Université Paris-Descartes (1992) e doutorado em Sociologia da Cultura – Université Paris V René Descartes (1995). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, imaginário, mídia, comunicação e tecnologia. Fez pós-doutorado na França sob a orientação de Michel Maffesoli, Jean Baudrillard e Edgar Morin. Publicou 25 livros individuais. Últimas obras: História regional da infâmia – o destino dos negros farrapos e outras iniquidades brasileiras, ou como se produzem os imaginários (L&PM, 2010) e 1930: águas da revolução (Record, 2010). Pesquisador 1B do CNPq.

– LUIZ ARTUR FERRARETTO

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mesma instituição onde atua como professor no curso de Jornalismo. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (2007-2010). Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Piratini – Rádio e Televisão (2011-atualidade). Autor dos livros Rádio – O veículo, a história e a técnica, Rádio no Rio Grande do Sul (anos 20, 30 e 40) e Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20.

– ROBERTO TIETZMANN

Roberto é doutor em Comunicação Social pela PUCRS (2010) onde estudou efeitos visuais, montagem e narrativa cinematográfica através dos filmes de King Kong. Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRGS (1997) onde estudou interfaces homem-computador para produtos interativos de comunicação. É professor da FAMECOS/PUC-RS desde 2001, onde leciona disciplinas vinculadas à sua pesquisa e atividade profissional exterior à universidade: montagem cinematográfica, design em movimento, fundamentos de tecnologia audiovisual e produção audiovisual publicitária. Tem experiência profissional na área de comunicação gráfica, audiovisual e digital tendo realizado dezenas documentários, CD-ROMs e diversas peças de comunicação gráfica interativa. Desenvolve pesquisas de caráter teórico-prático sobre a relação entre comunicação visual, efeitos visuais, design gráfico e meios audiovisuais como a televisão e o cinema. Estas pesquisas têm desdobramentos em publicações, disciplinas na graduação e pós-graduação e na supervisão de vinhetas e infografia de produções dos alunos.

 

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *