Kitta Tonetto é escolhida para receber o Troféu Sérgio Assis Brasil em 2013


Por Agência CentralSul de Notícias

 

 

Maria Cristina Tonetto, jornalista e professora de cinema. Foto: arquivo

O Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria indicou o nome  da jornalista e professora universitária, Maria Cristina Tonetto, para receber o Troféu Sergio de Assis Brasil,  destinado anualmente pelo legislativo a profissionais de atuação destacada na área cultural de vídeo e cinema.  O nome de Kitta Tonetto, como é conhecida, foi apreciado e deferido pelos 21 vereadores do Parlamento Municipal para ser o agraciado do ano de 2013.  Ela foi comunicada da decisão na última quinta-feira, 28.

Maria Cristina Tonetto atualmente  está em Portugal, onde faz o doutorado em Ciências da Comunicação, na Universidade da Beira Interior, na cidade de Covilhã. Ela é formada em jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas e mestre em Integração Latino Americana pela Universidade Federal de Santa Maria.

Desde 2005 atua como professora do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano, onde criou a programação da TV UNIFRA e implementou a TV,  respondendo como  diretora de 2007 a 2013.   Nesse espaço foi diretora e apresentadora dos programas Em Cartaz, Unifra Entrevista, Momento Feminino, Miscelanea, Studio Rock e Universo Unifra. Em 2011 elaborou o projeto do Curso de Especialização em Cinema da instituição e coordenou o curso no primeiro semestre. Em novembro desse mesmo ano organizou e lançou o livro “O Olhar Feminino no Cinema”.

Sua carreira profissional começou no jornalismo impresso quando trabalhou no Jornal “O Estado” de Florianópolis, depois foi assessora de imprensa do Governo do Estado de Santa Catarina.  Depois, já no Rio de Janeiro, passou a trabalhar com televisão, sendo contratada da  TV Globo/ RIO onde permaneceu até julho de 1997, saindo para assessorar a  Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Nesse período, dirigiu e roteirizou documentários, vídeos institucionais e musicais. Entre longas-metragens, documentários e curta-metragens que produziu, dirigiu e roterizou já contabilizam 18 obras.

No ano de 2000 retornou para Santa Maria e começou a produção audiovisual no longa-metragem “Manhã Transfigurada” de Sergio de Assis Brasil, trabalhando na Assistência de Direção, e de  2002 a 2005 foi professora do Curso de Extensão em Cinema Digital da UFSM.

Em 2010 produziu o longa-metragem “Hamartia-Ventos do Destino”, que está em finalização. No curso de jornalismo da  Centro Universitário Franciscano coordenou a produção de mais de 70 produtos audiovisuais  entre curtas-metragens e documentários. E no curso de extensão de cinema digital coordenou a produção de cerca de 10 curta-metragem.

A solenidade oficial de entrega do Troféu acontecerá no próximo dia 19, às 19h, no Plenário da Câmara de Vereadores, na rua Vale Machado.

 

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *