Fotojornalismo foi a oficina da última tarde do Fórum


Por Bruna Germani

 

Fotógrafo Luiz Eduardo Robinson Achutti. Foto: Helena Moura - Laboratório Fotografia e Memória.

Fotógrafo Luiz Eduardo Robinson Achutti. Foto: Helena Moura – Laboratório Fotografia e Memória.

Descontração e mostra de produções de imagens foram os destaques da última oficina de jornalismo da tarde, 28, do 12ª Fórum de Comunicação. A apresentação de fotojornalismo foi conduzida pelo fotógrafo Luiz Eduardo Robinson Achutti.

Robinson contou porções de curiosidades, entre elas que gostava de fotografar o mundo socialista. Passou por Cuba obtendo pesquisas durante 15 dias. Conheceu a Alemanha comunista e percorreu por Berlim, onde terminou sua busca e voltou a dar aula. “Não existia fotoshop naquela época, então, os responsáveis pelas artes nos jornais usavam outras formas de arrumar as imagens. Eram colagens e junções de duas fotos para formar uma, pois, dependendo do lugar e do ângulo, a lente da câmera não daria conta de mostrar o que se passava”, recorda Achutti ao mostrar suas fotos em jornais.

Os alunos do Centro Universitário Franciscano acompanharam as fotos produzidas em quilombos do Rio Grande do Sul e dos países que o fotógrafo conheceu. “Sempre procuro buscar as cores e luzes para sair do comum”, coloca Achutti ao explicar sobre as suas produções.

No dia 4 de setembro, quinta-feira, o livro ‘Guaíba’, elaborado por Achutti, estará na exposição da URGS em Porto Alegre. O livro mostra uma série de fotos do rio Guaíba em vários ângulos.

 

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *