Mídia e eleições: o jornal Folha de São Paulo no segundo turno


Por Agência CentralSul de Notícias

 

Jornal FSP. 22.10_pesquisadatafolhava

Jornal FSP. 22.10_pesquisadatafolhava

Após os possíveis equívocos das pesquisas eleitorais no primeiro turno, já que muitos candidatos cotados a ganhar, ou ficaram para o segundo turno ou nem entraram na disputa, as pesquisas desse segundo turno têm gerado desconfiança e discussões entre muitos eleitores.
Os meios de comunicação que acompanham esse período têm publicado diariamente dados, informações sobre as campanhas e propostas dos candidatos à presidência da república, Aécio e Dilma. Além das pesquisas de intenção de voto.
Evidenciado como mídia nacional, em geral, o Folha de São Paulo é um dos meios que solicita a pesquisa eleitoral ao Datafolha. No período das pesquisas acima mostradas, o jornal evidenciou, por suas manchetes, vários textos críticos à campanha da candidata Dilma (ou de modo que a avaliem em desvantagem em relação ao Aécio), e outros mais favoráveis ao candidato Aécio. Como: contra Dilma – “Dilma agora parece crer em corrupção na Petrobrás”, “Dilma usa tom agressivo nas campanhas” (17/10); “TSE proíbe Dilma de citar caso do aeroporto mineiro em propaganda”, “Dos 22 anúncios de Dilma na TV, 19 atacam Aécio” (‘8/10); pró-Aécio: “Estou pronto para derrota o PT”, diz Aécio; Aécio critica atraso e promete concluir transposição de são Francisco” (17/10). Em 19/10, uma notícia já não animadora sobre Aécio, “TSE suspende mais duas propagandas de Aécio Neves” e “ Nossa família entrou nos debates com base em mentiras, diz irmã de Aécio”.   A pesquisa Datafolha, desta segunda, 20, apontou que Dilma (PT) tem 52%, e Aécio (PSDB) 48% dos votos válidos para o segundo turno. Essa pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de São Paulo. O levantamento ouviu 4.389 eleitores.
Já a pesquisa do Instituto Veritá, encomendada pelo jornal Hoje em dia, de 18/10, mostra o candidato Aécio Neves com 53,2% dos votos válidos, e Dilma Rousseff com 46,8% da preferência do eleitor. E Pesquisa Ibope divulgada em 15/10 aponta 51% dos votos válidos para Aécio e 49% para Dilma. Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.
As manchetes de 20/10 já envolvem opiniões tanto positivas como negativas de ambos os candidatos, com ênfase de um lado mais positivo da candidatura de Dilma: “Em quatro dias, TSE suspende 14 propagandas de Dilma e Aécio”; “Ministro do TSE suspende propaganda e reduz inserções de Dilma e Aécio”; “PSDB é ‘elitista’ em ‘origem, meio e fim’, diz Dilma”; “Dilma ‘ganha’ entre os argentinos”; “Aécio ‘não é homem sério e de respeito’, afirma Lula em Pernambuco”; “Em Goiânia, Aécio diz que vai manter ataques a Dilma na reta final”.
Em sua publicação online desta quarta, 22, o jornal noticia informações de “contra-ataques” entre os candidatos. Com o título do link “ataque”, a notícia evidencia o apoio de Lula à Dilma (“Lula diz que eleitores de Marina têm ‘obrigação’ de votar em Dilma”). E como resposta, o link “contra-ataque” abre a informação de Aécio (Aécio afirma que ex-presidente tem papel ‘inexpressivo’ na campanha).
O passar dos dias, evidencia que as mudanças de intenção de votos nas pesquisas faz também mudar o agendamento da mídia: o que mostrar ou não? Influência devido aos resultados da pesquisa, resta saber se serão confiáveis ou equivocados como no primeiro turno.
O interessante para o leitor é que o site disponibiliza uma página específica sobre as eleições, tanto com informações como opiniões de seus colunistas. Basta pesquisarmos e nos inteirarmos. Além disso, o site atualize as manchetes, em média, de 25 vezes ao dia.

Por Luana Iensen, produzido na disciplina de Jornalismo Especializado II para o Noticiência.

Sobre o autor:

Agência CentralSul de Notícias

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *