Oficina de Marketing Político ensina a fazer política não apenas nas eleições


Por Pedro Correa

 

Sergio Truen e alunos na oficina de marketing político.

Sergio Trein e os alunos na oficina de marketing político. Foto Helena Moura. Laboratório Fotografia e Memória.

O período da campanha eleitoral que estamos vivendo foi ideal para refletir sobre construção da imagem pública e marketing político, proposta da oficina ministrada pelo professor Sergio Trein, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Unisinos, dentro da programaçã do Fórum de Comunicação 2014, da Unifra, na tarde desta terça-feira, 26 de agosto.

O momento foi  fundamental para diferenciar o Marketing Político do Marketing Eleitoral, visto que o Marketing Político contempla a construção e planejamento de imagem de políticos a longo prazo, diferente da publicidade eleitoral, que se planeja e executa em pouco tempo, normalmente em períodos antes das eleições. “A importância do Marketing Político é baseada em uma melhor construção da imagem do candidato e do partido para projetar a campanha eleitoral”, argumenta o especialista.

Os estudantes criaram um perfil fictício de um candidato a prefeito e, num exercício prático puderam refletir e experimentar sobre estratégias em torno de um político, sendo que muitos poderão por em prática o debate e o planejamento daqui a dois anos, quando estarão no mercado de trabalho.

O professor incentivou os alunos a seguirem na área de marketing político. Segundo Trein, esse mercado não está saturado e há, inclusive, dificuldade em achar profissionais qualificados. Trein citou a importância do publicitário e do jornalista na campanha eleitoral. “Para quem exerce o poder, nenhuma questão desperta mais interesse que obter o apoio da opinião pública”, afirma.

Quando questionado pelos acadêmicos sobre como começar, o palestrante foi direto e afirmou que o profissional deve primeiro descobrir as suas aptidões. De acordo com Trein, é necessário que o profissional saiba qual mídia domina mais, como por exemplo, o rádio, TV, impresso, online, e aconselhou os alunos a mostrarem os portfólios nas agências, e acrescentou frisando para os alunos não perderem o foco e continuarem lutando para se inserir no mercado.

Na finalização da oficina, os grupos apresentaram suas defesas de perfis de candidatos a prefeito criados durante a tarde. 

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *