A emocionante cerimônia alusiva aos 20 anos da TV OVO aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), no antigo casarão da Rua Floriano Peixoto, quando o jornalista Marcelo Canellas oficializou a doação do imóvel para o grupo.
Após o ato de assinatura de transmissão da propriedade e as manifestações tanto de Canellas quanto dos membros da equipe da TV OVO, foi apresentado o projeto arquitetônico do futuro Sobrado Centro Cultural, espaço voltado à promoção de atividades culturais.
Sob responsabilidade técnica dos arquitetos Daniel Pereyron e Clarissa Pereira, o projeto foi desenvolvido por um coletivo de profissionais da área. Na ocasião, o prefeito Cézar Schirmer formalizou a entrega do documento de aprovação do projeto arquitetônico que prevê a reforma e ampliação do imóvel. Agora é possível passar a captar recursos para a restauração do Sobrado, que completa 100 anos em 2016, e da fachada do galpão. A certidão de aprovação permite a demolição de parte da obra, situada na Rua Floriano Peixoto, esquina com a Rua Ernesto Beck. para posterior construção de nova área totalizando 1.362,72 m2. O local será transformado em um centro cultural, abrigando cineclube, salas de aula e de exposições, bibliotecas, estúdios e outros ambientes para aproximar os santa-marienses de atividades culturais.
As comemorações dos 20 anos da TV OVO prosseguem no dia de hoje com a realização do Colóquio 100/20 que discute o jornalismo na era da internet e promovido em parceria com o curso de Jornalismo da Unifra e da Pós-graduação em Comunicação da UFSM, no Teatro Treze de Maio.
Na tarde de hoje, às 16h, um painel discutirá as “Novas plataformas, debate público e agendamento na era da internet”, com a participação do ex-colunista da Zero Hora, Moisés Mendes, e do fundador do Jornal Pessoal Lúcio Flávio Pinto. Uma segunda mesa, agendada para as 19h, tratará das “Novas plataformas, investigação e grande reportagem na era da internet”, com a participação de Mauri König, que escreve para a Folha de São Paulo, do repórter da Zero Hora, Huberto Trezzi, e da repórter da Agência Pública de Reportagem e Jornalismo Investigativo, Andrea Dip.
O evento será transmitido ao vivo no site da TV OVO. A TV OVO é uma associação sem fins lucrativos, criada em 1996, voltada ao desenvolvimento de projetos e oficinas em comunidades periféricas e escolas.
Fonte: Ana Bittencourt (Mtb 14265)/ Agência Central Sul