H1N1: campanha de vacinação começa no dia 25


Por Victoria Debortoli

 

90d3b55f-579e-44be-8325-3191046f90a4

Campanha de Vacinação contra o vírus Influenza (H1N1) começa no dia 25 de abril (Foto: Arquivo/ Prefeitura)

Na manhã dessa sexta-feira (15), a Prefeitura de Santa Maria participou de uma reunião para a preparação da Campanha de Vacinação contra o Vírus Influenza (H1N1) 2016 na sede da 4ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS). A campanha, que ocorreria a partir do dia 30 de abril, foi antecipada para o dia 25 desse mês.

Serão disponibilizados cinco lotes de vacinas para os 32 municípios que participaram da reunião, totalizando cerca de 188 mil doses. Em Santa Maria, o primeiro lote já chegou, correspondendo a cerca de oito mil. Segundo a secretária Vânia Olivo, a vacina não será adiantada para nenhum grupo, já que o município não apresenta, até o momento, casos notificados de Síndrome Gripal Respiratória Aguda-Grave, entre outros indicativos.

Na reunião, também foram confirmados os grupos prioritários. Entre eles, estão adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa. A meta para Santa Maria é atingir 96,3 mil pessoas vacinadas.

De acordo com a secretaria, até o dia 20 de abril será divulgado o cronograma de vacinação com os locais e horários das salas de vacina, através do site da Prefeitura e demais veículos de comunicação.

Confira os grupos prioritários para a vacinação:

Grupos prioritários (de risco)-Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses
-Gestantes em qualquer idade gestacional
-Puerperas até 45 dias após o parto
-Trabalhadores de saúde (público e privado)
-Povos indígenas, a partir dos 6 meses
-Indivíduos com 60 anos ou mais

-Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida sócia educativa
-População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
-Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica e doença neurológica crônica) e outras condições clinicas especiais (Imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias). Este Grupo somente receberá a vacina mediante atestado médico de sistema publico ou privado.

Fonte: Vera Jacques/ Prefeitura de Santa Maria

 

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *