Tema da redação propõe refletir sobre a vida midiatizada


Por Pedro Correa

 

Foto redação - Juliano Dutra

Tema da redação do vestibular de inverno da Unifra. Foto: Juliano Dutra

“Tudo que é vivido é postado”,  a frase da professora de redação Mariana Lazzari, é a que melhor define o tema da redação deste vestibular de inverno.  O tema da prova do Centro Universitário Franciscano  sugere o contraponto entre a vida real e a vida midiatizada, apresentando o texto  de Ruth Manus, “A diferença entre gente de verdade e gente feita para postar”, publicado  no blog do jornal o Estadão no último mês de março.

Para Mariane Lazzari, a professora de redação do Totem Vestibulares, o tema “foi bem acessível. Ele ressalta  a realidade do jovem na atualidade, que sempre quer postar fotos em lugares e com roupas para mostrar às pessoas um status. Com todos os acontecimentos no mundo, esperava um tema bem mais difícil, mas tratou bem a questão do narcisismo”.

Já para a professora  de redação, Jandira Pilar, do Colégio Riachuelo R1, “esse ano, a Instituição tem um tema interessante e diferente, porque ele realmente testa o aluno na sua modalidade de escrita, pois pede a opinião dele. Nisso, entra a questão da leitura, se ele vai estar preparado para isso, porque, por mais que o tema tenha saído várias vezes, a forma de abordagem foi diferente, tanto que tem uma frase muito interessante – considere além da opinião da autora. Foi um tema inesperado, uma coisa bem cotidiana”, explica a professora.

 

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *