Cine ConsCiência de abril aborda ética na pesquisa científica


Por Bibiana Campos

 

cineconscienciaNo dia 27 (quinta-feira), às 18h30 no Salão Azul do Conjunto I, o Centro Universitário Franciscano dá sequência ao projeto de extensão Cine ConsCiência. Desta vez, o filme aborda a ética na pesquisa científica com o filme “Cobaias” (Miss Evers’ Boys, 1997).

Divulgação: Internet

Baseado na história real de um experimento feito pelo governo norte-americano na cidade de Tuskegee, Alabama, entre os anos de 1932 e 1972. Em uma epidemia de sífilis que se espalhava com rapidez na região, foi criado um programa governamental de tratamento no único hospital negro do local, mas foi descontinuado depois de algum tempo por falta de apoio financeiro. Traindo a população que contava com o tratamento, um grupo de médicos desenvolve um trata.mento placebo para, em vez de tratar, realizar um estudo sobre o efeito da sífilis em homens negros. Durante as 40 décadas seguintes, o estudo permitiu a morte de pacientes e que os sobreviventes vivessem com sequelas mesmo com o desenvolvimento da cura. A produção foi dirigida por Joseph Sargent e lançada em março de 1997. A obra venceu prêmios como Golden Globe, Emmy e Festival de Cinema Internacional de San Francisco.

Cine ConsCiência – Tema: Ética na pesquisa científica: autonomia, eugenia e racismo
Data: 27/04/2017

Local: Salão Azul (Conjunto I – Rua dos Andradas, 1614)
Observação: serão emitidos certificados online com carga horária de 3h por sessão aos participantes. O prazo de emissão dos mesmos é de até 20 dias após a data da sessão.

18h30min
Abertura com apresentação da ficha técnica da produção fílmica – Prof. Alexandre Maccari (História)
18h45min
Exibição do Filme “Cobaias” (1997, Dir.: Joseph Sargent – 118 minutos. Classificação: 14 anos), com coordenação de Huander Felipe Andreolla (Biomedicina)
20h45min
Espaço “Reflexão” com os debatedores: Diego Carlos Zanella (Filosofia), Maria do Carmo dos Santos Araújo (CEP Unifra), Drª. Maria Suzana Lopes (Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria/RS), Drª. Clarissa Guedes (Ambulatório DST/AIDS SMS Santa Maria/RS), Enfª. Andrea Lenz (Ambulatório DST/AIDS SMS Santa Maria/RS), Enfª. Valéria Rios (Política HIV/AIDS SMS Santa Maria/RS) e Enfª. Lucian Ramos (Vigilância Epidemiológica SMS Santa Maria/RS)
21h30min: Encerramento

São disponibilizadas 120 vagas e as inscrições podem ser realizadas neste link até um dia antes de cada sessão. Cada inscrito deverá levar 1kg de alimento não perecível na data do evento para que sua inscrição seja efetivada.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *