Com a palavra, a pró-reitora Solange Fagan


Por Eduardo Biscayno

 

Além dos cursos de graduação ofertados – 33 no total – o Centro Universitário Franciscano oferece também 20 especializações. Para esclarecer a atual situação e andamento desses Cursos, Solange Binotto Fagan, a pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e extensão da Instituição, concedeu entrevista à equipe da Agência Central Sul durante essa edição do vestibular de verão.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unifra, Solange Binotto Fagan. Fot: Pedro Cardoso/LABFEM-UNIFRA

ACS: Professora Solange, no cenário atual, com a crise que o nosso País enfrenta, como está o andamento das pós-graduações da instituição?

SBF: Temos, no total, 20 cursos de especialização. Desses, 10 estão funcionando tranquilamente. Temos mantido essa média durante os últimos anos. Tínhamos a expectativa de um número bem menor de alunos, em decorrência da crise econômica e por ser uma instituição particular, mas fomos surpreendidos positivamente.

ACS: As inscrições estão abertas. Há alguma nova especialização na grade ofertada?

SBF: Sim, contamos com dois cursos novos em sua primeira edição. São os de Saúde Materna e Neonatal e o de Gerontologia e Políticas Públicas. Todos os outros já estavam presentes em edições anteriores. Nossa estimativa é favorável, já que temos nos mantido estáveis em números de alunos nos cursos.

AGS: Temos muitas bolsas de pesquisa e iniciação científica. O número de bolsistas tem crescido? Em qual setor da Instituição temos mais bolsas?

SBF: As que são financiadas pela instituição, e dos cursos de graduação, tem se mantido nos mesmos números, sem grandes alterações. Entretanto, as que estão relacionadas aos cursos de mestrado e doutorado tem crescido. A área em que mais temos pesquisadores é a da saúde.

ACS: Também tivemos abertas, recentemente, as inscrições de projetos de extensão. Já há alguma resposta ou ainda estão em processo de seleção?

SBF: Ainda estamos avaliando e selecionando os projetos que continuarão ou entrarão em andamento no ano que vem. Até o final do ano teremos uma resposta concreta. Mas a nossa intenção é expandir, tanto o número de projetos, quanto sua abrangência na comunidade.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *