Design de Moda desenvolve projeto sobre descarte de tecidos e moldes


Por Luisa Peixoto

 

Foto: ASSECOM Unifra.

Desde o primeiro semestre deste ano, o curso de Tecnologia em Design de Moda do Centro Universitário Franciscano realiza projeto de extensão voltado para a sustentabilidade. O objetivo tem sido desenvolver a gestão ambiental dos resíduos sólidos gerados no Laboratório de Modelagem LAB 512.

A quantidade de retalhos, algodão cru e papel para modelagem que eram descartados não poderiam ir para o lixo comum porque há um alto risco de contaminação do meio ambiente. Então, os alunos resolveram destinar lixeiras para os retalhos e para os moldes de papel. Somente em 10 dias, foram gerados 8 quilos de tecidos.

Foto: ASSECOM Unifra.

A conscientização ambiental por parte dos acadêmicos do curso tem sido uma das principais consequências da iniciativa.  Eles estarão promovendo o 1º Desafio Moda Sustentável, em que são incentivados a criar uma peça utilizando apenas restos de tecidos e linhas. Além disso, os alunos têm realizado produções acadêmicas mais voltadas para a sustentabilidade, como trabalhos finais de graduação.

Rolos de papel e moldes já foram destinados para a Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis (Asmar). A partir da geração de resíduos do laboratório e da pesagem de tecido, a ideia é que sejam realizados produtos para doação, como brinquedos para crianças.

 

Fonte: ASSECOM Unifra.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *