Estádio é lugar de mulher sim


Por Agnes Barriles

 

Grupo de torcedoras da Força Tricolor Feminina SM antes da viagem a Porto Alegre. (Foto: Arquivo pessoal)

No país do futebol, as mulheres já chegaram à presidência da República, ao comando da principal corte de Justiça, e mesmo assim continuam em busca de espaço na sociedade, principalmente no meio esportivo.

Gurias gremistas, apaixonadas pelo time e apreciadoras do esporte, tomaram a iniciativa de criar um grupo exclusivo de mulheres para buscar espaço e afirmação no futebol e na torcida. O objetivo da Força Tricolor Feminina SM é levar cada vez mais mulheres para os estádios.

O grupo realiza excursões para os jogos do Grêmio, em Porto Alegre. As viagens são exclusivamente para mulheres e todas são bem-vindas.

Mesmo com a evolução que ocorreu nos últimos anos, das mulheres cada vez mais indo aos estádios, torcendo e vibrando, o preconceito ainda é presente e incomoda quem gosta de acompanhar o esporte. E é esse um dos motivos que levou Caroline Melgarejo, uma das organizadoras da Força Tricolor Feminina, a organizar as excursões.

De acordo com Caroline, elas buscam se sentir mais à vontade em um espaço dominado por homens e que é culturalmente considerado um esporte exclusivo dos homens. Por isso, as excursões para os campeonatos regionais e nacionais são praticamente feito só por homens.

Nesta última quarta-feira (16), o grupo de meninas foi pela quarta vez à Arena do Grêmio. As 21 gurias foram a Porto Alegre torcer e alentar a equipe gremista, que ganhou pelo placar de 1×0 do Cruzeiro, de Belo Horizonte. Foi o primeiro jogo pelas semifinais da Copa do Brasil 2017. O próximo confronto será no dia 23, em Belo Horizonte. O Grêmio, o atual campeão da competição, busca o sexto título.

Deixe um comentário

Adicione o seu comentário abaixo, ou trackback de seu próprio site. Você também pode acompanhar estes comentários (assinar) via RSS.

Seu e-mail nunca será divulgado, nem compartilhado. Os campos obrigatórios estão marcados com *